Ensino das práticas integrativas e complementares na formação em enfermagem

Raíssa Soares Ferreira Calado, Adrielly Augusta Oliveira Braz da Silva, Diego Augusto Lopes Oliveira, Gêssyca Adryene de Menezes Silva, Júlio César Bernardino da Silva, Laís Carolina da Silva, Maria Eduarda Peixoto Lemos, Raquel Cabral Santos

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar sobre o ensino das práticas integrativas e complementares na formação em Enfermagem. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, acerca das atividades realizadas por 20 acadêmicos, um docente e um monitor do curso de Enfermagem de um centro universitário. Utilizou-se a ementa institucional do curso. Resultados: considerou-se que o percurso de ensino-aprendizagem das práticas complementares se realizou a partir de três frentes: o empoderamento teórico com aulas embasadas em metodologias ativas, críticas e reflexivas; a apresentação de seminários discursivos com temáticas referentes ao contexto e a realização das atividades práticas de auriculoacupuntura/auriculoterapia e Reiki. Conclusão: salienta-se a importância da Unidade Temática no curso de Enfermagem do centro universitário, pois a utilização das práticas integrativas e complementares na assistência à saúde possibilita, aos estudantes, perceber o ser humano na sua totalidade. Sugere-se, dessa forma, que a temática deve ser implantada em outras instituições de ensino, bem como incorporada desde o início da formação dos estudantes, pois esses conhecimentos e práticas contribuem, de forma coadjuvante, para os cuidados aos clientes, assistindo-os de forma holística. Descritores: Enfermagem; Ensino; Conhecimento; Metodologia; Terapias Complementares; Integralidade em Saúde.

ABSTRACT

Objective: to report the teaching of complementary and integrative practices in nursing graduation. Method: this is a qualitative, descriptive, experience-report type study, about the activities carried out by 20 academics, a professor and a monitor of the Nursing course of a university center. The institutional course syllabus was used. Results: the path of teaching-learning process of complementary practices occurred from three fronts: theoretical empowerment with classes based on active, critical and reflective methodologies; presentation of discursive seminars with themes relating to the context and completion of the practical activities of auriculoacupuncture/auriculotherapy and Reiki. Conclusion: the Thematic Unit is very important in the Nursing course of the university center, because the use of complementary and integrative practices in healthcare enables students to fully understand the human being. Therefore, the theme should be deployed in other educational institutions, as well as incorporated since the beginning of the training of students, because such knowledge and practices contribute, as an adjuvant, to care for the clients, assisting them holistically. Descritores: Nursing; Teaching; Knowledge; Methodology; Complementary Therapies; Health Integrality.

RESUMEN

Objetivo: relatar sobre la enseñanza de prácticas complementarias y integradoras en la formación en enfermería. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, de tipo relato de experiencia, acerca de las actividades llevadas a cabo por 20 académicos, un profesor y un monitor del curso de enfermería de un centro universitario. Se utilizó la programación didáctica institucional del curso. Resultados: el camino del proceso de enseñanza-aprendizaje de prácticas complementarias se celebró en tres frentes: la emancipación teórica con clases basadas en metodologías activas, críticas y reflexivas; la presentación de seminarios discursivos con temas relacionados con el contexto y la realización de las actividades prácticas de auriculoacupuntura/auriculoterapia y Reiki. Conclusión: se subraya la importancia de la unidad temática en el curso de Enfermería en el centro universitário, porque el uso de prácticas complementarias e integradoras en el cuidado de la salud permite a los estudiantes comprender el ser humano en su totalidad. Se sugirió que el tema debería ser implementado en otras instituciones educativas, así como incorporado desde el comienzo de la formación de los estudiantes, porque tales conocimientos y prácticas contribuyen, como un adyuvante, al cuidar de los clientes, ayudándoles holísticamente. Descritores: Enfermería; Enseñanza; Conocimiento; Metodología; Terapias Complementarias; Integralidad en Salud.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Conhecimento; Metodologia; Terapias Complementares; Integralidade em Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a237094p261-267-2019



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