Nurse entrepreneur profile: contribution of academic training

Kayo Felipe Ribeiro Lima, Aline Sardinha Pinheiro, Poliana Laurindo da Silva, Andressa Fernandes Maltezi Cavalini, Aline dos Santos Bispo, Andréia de Carvalho Andrade, Juliana Silva de Medeiros

Abstract


ABSTRACT

Objective: to know the contributions of nurses' training as a subsidy for the development of an entrepreneurial attitude in the perspective of entrepreneur nurses. Method: this is a qualitative, descriptive, exploratory study. The data was collected through non-directive interviews. The data was analyzed by the Content Analysis technique in the Categorical Analysis modality. Results: it was evidenced, through the data analysis, that five interviewees were female and one, male, mostly, trained in a private institution. It was opted to interview a representative of each of the main areas of business in Nursing: Assistance, Alternative Therapies, Teaching, Women's Health, Management / Administration and Home Care. Four content categories were identified by Content Analysis: Training x entrepreneurial profile; Skills needed for the development of entrepreneurship; Experiences that preceded the opening of the business and Development of the entrepreneurial culture in Nursing graduation. Conclusion: the interviewees' view of the need for changes in the National Curricular Guidelines for Undergraduate Nursing Education for the training of successful entrepreneurial nurses was perceived. Descritores: Risk Agreement; Nursing; Nursing Education; Nursing professionals; History of Nursing; Nursing Legislation.

RESUMO

Objetivo: conhecer as contribuições da formação do enfermeiro como subsídio para o desenvolvimento de uma atitude empreendedora na perspectiva de enfermeiros empresários. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas não diretivas. Analisaram-se os dados pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise categorial. Resultados: evidenciou-se, pela análise de dados, que cinco entrevistados eram do sexo feminino e um, do sexo masculino, em sua maioria, formados em instituição privada. Optou-se, em relação às áreas de atuação, por se entrevistar um representante de cada uma das principais áreas de negócio na Enfermagem: Assistencial, Terapias Alternativas, Ensino, Saúde da Mulher, Gestão/Administração e Assistência Domiciliar. Identificaram-se, pela Análise do Conteúdo, quatro categorias temáticas: Formação x perfil empreendedor; Competências necessárias para o desenvolvimento do empreendedorismo; Experiências que antecederam a abertura do negócio e Desenvolvimento da cultura empreendedora na graduação de Enfermagem. Conclusão: percebeu-se, pela visão dos entrevistados, a necessidade de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Enfermagem para a formação de enfermeiros empreendedores de sucesso. Descritores: Contrato de Risco; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Profissionais de Enfermagem; História da Enfermagem; Legislação de Enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: conocer las contribuciones de la formación del enfermero como subsidio para el desarrollo de una actitud emprendedora en la perspectiva de enfermeros empresarios. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, exploratorio. Se recolectó los datos a través de entrevistas no directivas. Se analizaron los datos por la técnica de Análisis de Contenido en la modalidad Análisis categorial. Resultados: se evidenció, por el análisis de datos, que cinco entrevistados eran del sexo femenino y uno, del sexo masculino, en su mayoría, formados en institución privada. Se optó, en relación a las áreas de actuación, por entrevistarse con un representante de cada una de las principales áreas de negocio en la Enfermería: Asistencia, Terapias Alternativas, Enseñanza, Salud de la Mujer, Gestión / Administración y Asistencia Domiciliaria. Se identificaron, por el Análisis del Contenido, cuatro categorías temáticas: Formación x perfil emprendedor; Competencias necesarias para el desarrollo del espíritu empresarial; Experiencias que precedieron a la apertura del negocio y Desarrollo de la cultura emprendedora en la graduación de Enfermería. Conclusión: se percibió, por la visión de los entrevistados, la necesidad de cambios en las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza de Graduación en Enfermería para la formación de enfermeros emprendedores de éxito. Descritores: Contrato de Riesgo; Enfermería; Educación en Enfermería; Enfermeras Practicantes; Historia de la Enfermería; Legislación de Enfermería.


Keywords


Contrato de Risco; Bacharelado em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Profissionais de Enfermagem; História da Enfermagem; Legislação de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i4a238347p904-914-2019



 

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