Egressos de residência em enfermagem e o mercado de trabalho

Danuza Jesus Mello de Carvalho, Rosana Maria Oliveira Silva, Josicelia Dumêt Fernandes, Ana Lucia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Olga Maria Brito dos Santos, Lázaro Souza da Silva, Ana Carolina Pinto da Silva, Elaine Andrade Leal Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever as características sociodemográficas e profissionais dos egressos dos programas de Residência em Enfermagem. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo, exploratório, transversal, envolvendo 32 egressas de Residência em Enfermagem, por meio de entrevista semiestruturada. Analisaram-se os dados por meio de planilha eletrônica com valores e frequências relativas e absolutas e os resultados apresentados em tabelas. Resultados: evidenciou-se que as egressas apresentam um perfil jovem, são solteiras e de origem fora da capital, com a Terapia Intensiva como área de concentração escolhida e, após a conclusão do curso, buscaram continuar o seu processo formativo em programas de pós-graduação. Conclusão: contribuiu-se, pelo curso de Residência, para a formação de profissionais mais preparados para responder às demandas dos serviços de saúde, além de possibilitar e ampliar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, ampliando possibilidades e perspectivas para a continuidade do aprendizado. Acredita-se que este estudo significa um caminho para a realização de outras pesquisas que busquem reflexão acerca da avaliação dos programas, especialmente sobre a formação e o mercado de trabalho. Descritores: Internato Não Médico; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Capacitação em Serviço; Enfermagem; Mercado de Trabalho; Sistema Único de Saúde.

ABSTRACT

Objective: to describe the sociodemographic and professional characteristics of the graduates of Nursing Residency programs. Method: this is a descriptive, descriptive, exploratory, cross-sectional study involving 32 Nursing Residency graduates, through a semi-structured interview. Data was analyzed by spreadsheet with relative and absolute values and frequencies and the results presented in tables. Results: it was evidenced that the graduates present a young profile, are single and of origin outside the capital, with Intensive Therapy as chosen concentration area and, after completing the course, sought to continue their formative process in post- University graduate. Conclusion: it was contributed, through the Residency course, to the training of professionals better prepared to respond to the demands of the health services, besides enabling and expanding the opportunities of entering the job market, expanding possibilities and perspectives for the continuity of learning . It is believed that this study represents a way to carry out other research that seeks reflection on the evaluation of programs, especially on training and the job market. Descriptors: Internship Nonmedical; Education, Nursing, Graduate; Inservice Training; Nursing; Job Market; Unified Health System.

RESUMEN

Objetivo: describir las características sociodemográficas y profesionales de los egresados de los programas de Residencia en Enfermería. Método: se trata de estudio cuantitativo, descriptivo, exploratorio, transversal, involucrando 32 egresas de Residencia en Enfermería, por medio de una entrevista semiestructurada. Se analizaron los datos por medio de planilla electrónica con valores y frecuencias relativas y absolutas y los resultados presentados en tablas. Resultados: se evidenció que las egresadas presentan un perfil joven, son solteras y de origen fuera de la capital, con la Terapia Intensiva como área de concentración elegida y, tras la conclusión del curso, buscaron continuar su proceso formativo en programas de postgrado. Conclusión: se contribuyó, por el curso de Residencia, a la formación de profesionales más preparados para responder a las demandas de los servicios de salud, además de posibilitar y ampliar las oportunidades de ingreso en el mercado de trabajo, ampliando posibilidades y perspectivas para la continuidad del aprendizaje. Se cree que este estudio significa un camino para la realización de otras investigaciones que busquen reflexión acerca de la evaluación de los programas, especialmente sobre la formación y el mercado de trabajo. Descriptores: Internado no Médico; Educación de Posgrado en Enfermería; Capacitación en Servicio; Enfermería; Mercado de trabajo; Sistema Único de Salud.                      


Palavras-chave


Internato Não Médico; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Capacitação em Serviço; Enfermagem; Mercado de Trabalho; Sistema Único de Saúde.

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Rosa SD, Lopes RE. Residência multiprofissional em saúde e pós-graduação lato sensu no Brasil: apontamentos históricos. Trab Educ Saúde [internet]. 2010 Feb [cited 2017 June 25];7(3):479-98. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n3/06.pdf

Brasil CC, Oliveira PRS de, Vasconcelos APSM. Perfil e trajetória profissional dos egressos de residência multiprofissional: trabalho e formação em saúde. Sanare [Internet]. 2017 June [cited 2018 July 20];16(1):60-66. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1095/606

Silva JC, Contim D, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Amaral EMS. Perception of the residentes about their performance in the multidisciplinay residency program. Acta Paul Enferm [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 27];28(2):132-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n2/en_1982-0194-ape-28-02-0132.pdf

Sassi MM, Machado RR. Residência multiprofissional em urgência e emergência: a visão do profissional de saúde residente. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 Feb [cited 2018 July 12];11(2):785-91. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/12000/14575

Rocha AF da, Breier A, Souza B, Almeida CN de, Santos CM dos, Rohloff CC, et al. On integrated residency in health with emphasis on health surveillance. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2017 [cited 2018 July 12];22(10):3467-72. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n10/en_1413-8123-csc-22-10-3467.pdf

Nunes KC, Nogueira ACC, Lima FLT de. Perfil dos egressos de serviço social do programa de residência multiprofissional em oncologia do INCA. Tempus (Brasília) [Internet]. 2016 Dec [cited 2018 Aug 07];10(4):111-28. Available from: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/download/2255/1713

Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação. Educ Rev [Internet]. 2014 Dec [cited 2018 Aug 07]; 54:203-19. Available from: http://www.scielo.br/pdf/er/n54/a13n54.pdf

Vieira MA, Ohara CVS, Domenico EBL de. The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses. Rev Latinoam Enferm (online) [Internet]. 2017 [cited 2018 June 27]; 24:1-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/0104-1169-rlae-24-02710.pdf

Silva LB. Residência multiprofissional em saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. R Katál [Internet]. 2018 Apr [cited 2018 July 13];21(1):200-09. Available from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1982-02592018v21n1p200/36209

Thuler LCS, Bergmann A, Cavalcanti IL, Sant’Ana JMB, Rezende MCR. Perfil dos egressos dos cursos do instituto nacional de câncer José Alencar Gomes da Silva: pós-graduação lato sensu e nível técnico. Rev Bras Cancerol (Online) [Internet]. 2013 Oct [cited 2018 July 23];59(4):505-12. Available from: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_59/v04/pdf/03-artigo-perfil-dos-egressos-dos-cursos-do-instituto-nacional-de-cancer-jose-alencar-gomes-da-silva-pos-graduacao-lato-sensu-nivel-tecnico.pdf

Lima LA, Andriola WB. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior (IES). Avaliação (Campinas) [Internet]. 2018 Mar [cited 2018 Sept 04];23(1):104-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00104.pdf

Aguiar IL, Castro LMC, Rangel AGC, Pedreira LC, Fagundes NC. The formation of nurses in residency programs in public and private intensive care units. Rev gaúch enferm (online) [Internet]. 2014 Dec [cited 2018 July 30];35(4):72-82. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n4/1983-1447-rgenf-35-04-00072.pdf

Soares RSA, Penna MA, Pinno C, Durgante VL, Saul AMR, Farão EMD, et al. Vivências de residentes enfermeiros no programa de residência multiprofissional em saúde. Saúde (Santa Maria) [Internet]. 2017 Apr [cited 2018 Mar 11];43(1):13-21. Available from: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/14826/pdf

Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Sociodemographic and academic profile of nursing studentes of four brazilian institutions. Rev gaúch enferm (online) [Internet]. 2015 Mar [cited 2018 Aug 08];36(1):77-83. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n1/pt_1983-1447-rgenf-36-01-00077.pdf

Santos MG dos, Holanda FL de, Carolla DC, Traldi MC. Egressos do curso de enfermagem da faculdade de medicina de Jundiaí: perfil e inserção no mercado de trabalho. Perspect medicas [Internet]. 2014 Apr [cited 2018 Aug 16];25(1):33-42. Available from: http://www.redalyc.org/pdf/2432/243230610006.pdf

Matos IB, Toassi RFC, Oliveira MC. Profissões e ocupações de saúde e o processo de feminização: tendências e implicações. Athenea Digital [Internet]. 2013 July [cited 2018 Aug 10];13(2):239-44. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/118035/000894801.pdf?sequence=1

Zanoni CS, Haddad MCL, Rossaneis MA, Vannuchi MTO, Gvozd R. Contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos. Semina cienc biol saúde [Internet]. 2015 Aug [cited 2018 June 28];36(1):215-24. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19283/16927

Püschel VAA, Costa D,Reis PP, Oliveira LB, Carbogim FC. Nurses in the labor market: professional insertion, competencies and skills. Rev bras enferm (online) [Internet]. 2017 Dec [cited 2018 July 12];70(6):1220-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n6/0034-7167-reben-70-06-1220.pdf

Goulart CT, Silva RM da, Bolzan MEO, Guido LA. Perfil sociodemográfico e acadêmico dos residentes multiprofissionais de uma universidade pública. Rev Rene (online) [Internet]. 2012 [cited 2018 jul 10];13(1):178-86. Available from: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/3791/2994

Galland O. L´entrée dans la vie adulte en France. Sociologie et sociétés [Internet]. 1996 [cited 2018 jun 08];28(1):37-46. Available from: https://www.erudit.org/fr/revues/socsoc/1996-v28-n1-socsoc82/001280ar.pdf

Leme VBR, Fernandes LM, Jovarini NV, Falcão AO, Moraes GA de. Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares. Gerais Rev Interinst Psicol [Internet]. 2016 Dec [cited 2018 July 29];9(2):182-94. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v9n2/v9n2a03.pdf

Rodrigues ET, Forster AC, Santos LL dos, Ferreira JBB, Falk JW, Fabbro ALD. Perfil e Trajetória Profissional dos Egressos da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Estado de São Paulo. Rev Bras Educ Méd (online) [Internet]. 2017 [cited 2018 Aug 08];41(4):604-14. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v41n4/0100-5502-rbem-41-04-0604.pdf

Comissão Nacional de Residência Multiprofissional/ Secretaria de Educação Superior (Brasil). Resolução CNRMS nº 02, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Diário Oficial da União 16 de abril de 2012; Seção 1.

Machado MH, Wermelinger M, Vieira M, Oliveira E de, Lemos W, Aguiar Filho W, et al. Aspectos gerais da formação da enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Enferm Foco (Brasília) [Internet]. 2016 [cited 2018 July 19];6(2/4):15-34. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/687/297

Magnabosco G, Haddad MCL, Vannuchi MTO, Rossaneis MA, Silva LGC. Opinião de egressos sobre o curso de residência em gerência dos serviços de enfermagem. Semina cienc biol saúde [Internet]. 2015 Aug [cited 2018 June 29];36(1):73-80. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19019/16991

Showalter BL, Cline D, Yungclas J, Frentz K, Stafford SR, Maresh KJ. Clinial research nursing development of a residency program. CJON [Internet]. 2017 [cited 2018 July 29];21(5):633-36. Available from: https://cjon.ons.org/cjon/21/5/clinical-research-nursing-development-residency-program

Kram SL, Wilson J. Nurse residency program attracts and retains novice nurses. Nursing [Internet]. 2016 Feb [cited 2018 Aug 10];46(2):15-16. Available from: https://insights.ovid.com/pubmed?pmid=26760382

Oliveira JB de, Ceretta LB, Birolo IVB, Simões PW, Sônego FGF. Influência da residência multiprofissional na vida profissional de egressos. Revista Inova Saúde [Internet]. 2017 July [cited 2018 July 25];6(1):122-39. Available from: http://periodicos.unesc.net/Inovasaude/article/view/3021/3325




DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.238381



 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

doaj

capes bvs ebesco elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios

 

Licença Creative Commons

A Revista de Enfermagem UFPE Online foi licenciada com uma Licença Creative Commons