Determinantes sociais em saúde na ótica de adolescentes: foto voz

Thais Delabarba Marim, Adriana Nunes Moraes Partelli

Resumo


RESUMO

Objetivo: investigar, sob a ótica de adolescentes, quais determinantes sociais influenciam a sua saúde e a da comunidade onde vivem. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo, empregando o Método Criativo Sensível, por meio da Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade foto voz, com dez adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública de periferia. Registraram-se as fotografias no bairro onde os adolescentes vivem, respondendo à questão geradora de debate: “Para vocês, quais os fatores influenciam a sua saúde e a saúde da comunidade onde vivem?”. Estimularam-se, em seguida, os adolescentes a relatar a motivação para a realização do registro fotográfico. Adotou-se, para classificar, ordenar e sistematizar o material empírico, a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática. Resultados: obtiveram-se duas temáticas: “Situação social em que se vive: imagens da realidade social” e “Da consciência ingênua para a consciência crítica: a voz dos adolescentes”. Conclusão: ressalta-se que, quando se deu voz aos adolescentes observou-se que eles identificaram os determinantes sociais e refletiram como eles influenciam suas vidas e da coletividade. Informa-se que esse processo pode contribuir para a transformação de realidades e reduzir vulnerabilidades. Descritores: Adolescente; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade; Fotografia; Promoção da Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Conscientização. 

ABSTRACT

Objective: to investigate, from the point of view of adolescents, which social determinants influence their health and the community where they live. Method: it is a qualitative, descriptive study, using the Sensitive Creative Method, through the Dynamics of Creativity and Sensitivity photo voice, with ten adolescents of elementary school of a public school of periphery. The photographs were recorded in the neighborhood where the adolescents live, answering the question that generated debate: "For you, what factors influence your health and the health of the community where you live?" The adolescents were then encouraged to report the motivation for carrying out the photographic record. It was adopted to classify, order and systematize the empirical material, the technique of Content Analysis in the Thematic Analysis modality. Results: two themes were obtained: "Social situation in which one lives: images of social reality" and "From naive to critical consciousness: the voice of adolescents". Conclusion: it was pointed out that when adolescents were given voice, it was observed that they identified the social determinants and reflected how they influence their lives and the community. It is reported that this process can contribute to the transformation of realities and reduce vulnerabilities. Descriptors: Adolescent; Community-Based Participatory Research; Photography; Health Promotion; Social Determinants of Health; Awareness. 

RESUMEN

Objetivo: investigar, bajo la óptica de adolescentes, qué determinantes sociales influencian su salud y la de la comunidad donde viven. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, empleando el Método Creativo Sensible, por medio de la Dinámica de Creatividad y Sensibilidad foto voz, con diez adolescentes de la enseñanza fundamental de una escuela pública de periferia. Se registraron las fotografías en el barrio donde viven los adolescentes, respondiendo a la cuestión generadora de debate: "Para ustedes, ¿qué factores influencian su salud y la salud de la comunidad dónde viven?". Se estimuló entonces, a los adolescentes a relatar la motivación para la realización del registro fotográfico. Se adoptó, para clasificar, ordenar y sistematizar el material empírico, la técnica de Análisis de Contenido en la modalidad Análisis Temático. Resultados: se obtuvieron dos temáticas: "Situación social en que se vive: imágenes de la realidad social" y "De la conciencia ingenua para la conciencia crítica: la voz de los adolescentes". Conclusión: se resalta que, cuando se dio voz a los adolescentes se observó que ellos identificaron los determinantes sociales y reflejaron cómo influencian sus vidas y la colectividad. Se informa que este proceso puede contribuir a la transformación de realidades y reducir las vulnerabilidades. Descriptores:  Adolescente; Pesquisa Participativa Basada en la Comunidad; Fotografía; Promoción de la Salud; Determinantes Sociales de la Salud; Concientización.


Palavras-chave


Adolescente; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade; Fotografia; Promoção da Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Conscientização.

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências [Internet]. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; 1990 [cited 2018 Dec 2]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm

Silva KL, Sena RR, Akerman Marco, Belga SMM, et al. Intersetorialidade, determinantes socioambientais e promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2014 Nov [cited 2017 July 02];19(11):4361-70. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014001104361&lng=en&nrm=iso&tlng=en DOI: 10.1590/1413-812320141911.10042014

Garbois JÁ, Sodré F, Dalbello-Araujo M. Social determinants of health: the “social” in question. Saude soc [Internet]. 2014 Oct/Dec [cited 2017 July 05];23(4):11-19. Available from: https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2014.v23n4/1173-1182/en DOI 10.1590/S0104-12902014000400005

Lima FA, Galimbertti PA. Sentidos da participação social na saúde para lideranças comunitárias e profissionais da Estratégia Saúde da Família do território de Vila União, em Sobral-CE. Physis Revista de Saúde Coletiva [Internet]. 2016 [cited 2018 Aug 10];26(1):157-75. Available from: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/physis/v26n1/0103-7331-physis-26-01-00157.pdf DOI: http://dx.doi.org /10.1590 /S0103-73312016000100010

Partelli ANM, Cabral IE. Stories about alcohol drinking in a quilombola Community: participatory methodology for creatingvalidating A comic book by adolescents. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2018 Feb 20];26(4):1-12. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n4/en_0104-0707-tce-26-04-e2820017.pdf DOI: 1590/0104-07072017002820017

Correa Júnior AJS, Souza TCF, Sousa YM de et al. Popular education in health, critical thinking and the seven type of knowledge. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2018 Feb [cited 2017 Aug 20];12(2):537-45. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231062/27881 DOI: 10.5205/1981-8963-v12i2a231062p537-545-2018

Silva KL, Matos JAV, França BD. The construction of permanent education in the process of health work in the state of Minas Gerais, Brazil. Esc. Anna Nery [Internet]. 2017 [cited 2017 Aug 23];21(4):1-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n4/1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2017-0060.pdf DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0060

Freire P. Pedagogia do Oprimido. 49. th. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2007.

Ministério da Saúde (BR), Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde do adolescente: competências e habilidades [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2008 [cited 2016 May 15]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_adolescente_competencias_habilidades.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo demográfico 2010: características da população e dos domicílios; 2010 [cited 2016 May 13]. Available from: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/tabelas_pdf/tab1.pdf

Ministério da Saúde (BR), Departamento de Ciência e Tecnologia. Agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde [Internet]. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2008 [cited 2016 May 13]. Available from: http://brasil.evipnet.org/wp-content/uploads/2017/07/ANPPS.pdf

Oliveira MB, Cavalcante EGR, Oliveira DR, Leite CEA, Machado MFAS. Health education as practice of nurses in family health strategy. Rev Rene [Internet]. 2013 [cited 2017 Aug 08];14(5):894-903. Available from: http://www.redalyc.org/html/3240/324028789005_2/ DOI: 10.5205/reuol.8463-73861-2-SM.0910sup201525

Coutinho VC, Dias AG. Carta SUS: Avaliação sobre um projeto de cinema e educação popular na promoção a saúde pública. Rev. Bras. Pesq. Saúde [Internet]. 2016 [cited 2017 Aug 03];18(4):46-54. Available from: http://periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/16730/11560

Farre AGMC, Pinheiro PNC, Vieira NFC, Gubert FA, Alves MDS, Monteiro EMLM. Adolescent health promotion based on community-centered arts education. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2018 Aug 01];71(1):26-33. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000100026 DOI: 10.1590/0034-7167-2016-0078

Hardy LJ, Hughes A, Hulen E, Figueroa A, Evans C, Begay R C. Hiring the experts: best practices for community-engaged research. Qualitative Research [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 25];16(5):592-600. Available from: https://www.researchgate.net/publication/274720593_Hiring_the_Experts_Best_Practices_for_Community-engaged_Research DOI: 10.1177/1468794115579474

Dias S, Gama A. Community-based participatory research in public health: potentials and challenges. Rev Panam Salud Pública [Internet]. 2014 [cited 2017 Sept 25];35(2):150-4. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2774214/

Soratto J, Pires DEP, Cabral IE, Lazzari DD, Witt Regina R, Sipriano CAS. A maneira criativa e sensível de pesquisar. Rev bras enferm [Internet]. 2014 [cited 2017 Sept 06];67(6):994-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n6/0034-7167-reben-67-06-0994.pdf DOI: 10.1590/0034-7167.2014670619.

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (BR). Relatórios de Informações Sociais. [Internet]. 2017 [cited 2017 May 15]. Available from: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php

Cabral IE, Neves ET. Pesquisar com o método criativo e sensível na enfermagem: fundamentos teóricos e aplicabilidade. In: Lacerda RM, Costenaro RGS, organizadores. Metodologia da pesquisa para a enfermagem: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2016.

Fernandes CS, Ferreira F, Marques G. Conceito de família em estudantes de graduação em enfermagem através do Photovoice. Av Enferm [Internet]. 2018 [cited 2018 Dec 3];36(1):59-68 Avaliable from: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v36n1/0121-4500-aven-36-01-00059.pdf Doi: 10.15446/av.enferm.v36n1.63988

Nykiforuk CIJ, Vallianatos H, Nieuwendyk LM. Photovoice as a Method for Revealing Community Perceptions of the Built and Social Environment. Int J Qual Methods. [Internet]. 2016 July [cited 2018 Dec 1];10(2):3–26 Avaliable from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4933584/

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Freire P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Morales; 2017.

Brazg T, Bekemeier B, Spigner C, Huebner CE. Our Community in Focus: The Use of Photovoice for Youth-Driven Substance Abuse Assessment and Health Promotion. Health Promotion Practice [Internet]. 2011 July [cited 2018 Dec 3];12(4):502-511 Available from: https://journals.sagepub.com.ez43.periodicos.capes.gov.br/doi/abs/10.1177/1524839909358659 DOI: 10.1177/1524839909358659

Oliveira E, Soares CB, Batista LL. Everyday representations of young people about peripheral areas. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [cited 2017 July 23];69(6):1082-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n6/en_0034-7167-reben-69-06-1147.pdf DOI: 10.1590/0034-7167-2016-0387

Queiroz MVO, Brito LMMC, Pennafort VPS, Bezerra FSM. Sensitizing children with diabetes to self-care: Contributions to educational practice. Esc. Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2016 June 16];20(02):337-43. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/en_1414-8145-ean-20-02-0337.pdf DOI: 10.5935/1414-8145.20160046

Couto TA, Santos FPA, Rodrigues VP et al. Health education under perspective of family health teams users. J Nurs UFPE [Internet]. 2016 [cited 2018 Aug 03];10(5):1606-14. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/9147/pdf_10142 DOI: 10.1590/S0104-11692009000200006

Candaten AE, Germani ARM. Educação em saúde: Uma proposta educativo-reflexiva na formação do enfermeiro. Revista de Enfermagem [Internet]. 2012 [cited 2017 May 03];8(8):192-207. Available from: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/486

Zitkoski JJ. Paulo Freire e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica; 2006.




DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239114



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios