Oficinas para a prevenção do uso de drogas: percepção de adolescentes

Natália Andrade Martins, Ana Luzia Medeiros Araújo da Silva, Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves, Adrielle Rodrigues dos Santos, Selene Cordeiro Vasconcelos, Tatiane Gomes Guedes, Iracema da Silva Frazão

Resumo


Objetivo: avaliar oficinas educativas para a prevenção do uso de drogas na ótica dos adolescentes. Método: trata-se de estudo qualitativo, transversal, com adolescentes do Ensino Médio por meio de entrevistas, transcritas e processadas no software IRAMUTEQ utilizando-se, para a análise, a classificação hierárquica descendente e a nuvem de palavras. Apresentaram-se os resultados em forma de figuras e depoimentos. Resultados: analisaram-se 18 entrevistas, das quais, a partir da classificação hierárquica descendente, emergiram duas categorias para discussão: “O que a gente achou: avaliação da metodologia” e “O que a gente quer saber: avaliação dos conteúdos abordados”. Informa-se que, na nuvem de palavras, as palavras mais frequentes foram “não”, “mais” e “droga”. Conclusão: tornam-se necessários uma maior discussão e o aprofundamento por parte dos profissionais que estão na ponta dos serviços de saúde e educação para que estes possam realizar atividades baseadas em metodologias ativas em seus locais de atuação, relacionadas à prevenção do uso de drogas, para que os adolescentes efetivamente sejam partícipes do processo educativo na temática, considerando o seu contexto e experiências. Descritores: Adolescente; Educação em Saúde; Ensino Médio; Software; Saúde Pública; Enfermagem.

Abstract

Objective: to evaluate educational workshops for the prevention of drug use from the perspective of adolescents. Method: this is qualitative study, cross-sectional, with high school adolescents through interviews, transcribed and processed in the IRAMUTEQ software using for analysis the descending hierarchical classification and the generated word cloud. The results were presented in the form of figures and statements. Results: 18 interviews were analyzed, from which, from the descending hierarchical classification, two categories emerged for discussion: "What we found: methodology evaluation" and "What we want to know: evaluation of the content addressed". It is reported that, in the word cloud, the most frequent words were "no", "more" and "drug". Conclusion: a greater discussion and deepening on the part of the professionals who are at the end of the services of health and education are necessary so that these can carry out activities based on active methodologies in their places of action, related to the prevention of the use of drugs, so that adolescents are effectively involved in the educational process on the subject, considering their context and experiences. Descriptors: Adolescent; Health Education; High School; Software; Public Health; Nursing.

Resumen

Objetivo: evaluar talleres educativos para la prevención del uso de drogas en la óptica de los adolescentes. Método: se trata de un estudio cualitativo, transversal, realizado con adolescentes de la secundaria por medio de entrevistas, transcritas y procesadas en el software IRAMUTEQ utilizando, para el análisis, la clasificación jerárquica descendente y la nube de palabras. Se presentaron los resultados en forma de figuras y testimonios. Resultados: se analizaron 18 entrevistas, de las cuales, a partir de la clasificación jerárquica descendente, emergieron dos categorías para discusión: "Lo que la gente encontró: evaluación de la metodología" y "Lo que la gente quiere saber: evaluación de los contenidos abordados". Se dice que, en la nube de palabras, las palabras más frecuentes fueron "no", "más" y "droga". Conclusión: se hace necesaria una mayor discusión y la profundización por parte de los profesionales que están en la punta de los servicios de salud y educación para que éstos puedan realizar actividades basadas en metodologías activas en sus locales de actuación, relacionadas a la prevención del uso de drogas, para que los adolescentes efectivamente sean partícipes del proceso educativo en la temática, considerando su contexto y experiencias. Descriptores: Adolescente; Educación en Salud; Educación Secundaria; Software; Salud Pública; Enfermería.


Palavras-chave


Adolescente; Educação em saúde; Ensino médio; Software; Saúde pública; Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239580



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