Processo de trabalho: percepção da equipe de saúde da família

Josué Souza Gleriano, Priscila Corrêa da Luz Zaiaz, Angélica Pereira Borges, Grasiela Cristina Lucietto, Priscila Balderrama, Verônica Modolo Teixeira, Camila Galiano, Lucieli Dias Pedreschi Chaves

Resumo


Objetivo: descrever a percepção de uma equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família sobre a organização do processo de trabalho na sua unidade. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido numa unidade de saúde com 11 profissionais, utilizando a técnica de grupo focal, norteada pela Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica na dimensão de organização do processo de trabalho. Submeteu-se os dados à técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: aponta-se que, na organização dos dados, emergiram duas categorias: Aspectos organizacionais e Aspectos relacionais. Enfatizam-se a importância do enfermeiro para a coordenação das ações e a necessidade de se fomentar o trabalho colaborativo para a integralidade das ações. Conclusão: constata-se a necessidade de se instituir, no âmbito da equipe de saúde, a reflexão rotineira sobre a organização dos processos de trabalho pautada nos atributos da atenção primária à saúde, além da prática de avaliação como ferramenta para melhorar a qualidade da atenção. Descritores: Organização e Administração; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Equipe de Assistência ao Paciente; Serviços Básicos de Saúde; Serviços de Saúde.

Abstract

Objective: to describe the perception of a multiprofessional Family Health Strategy team about the organization of the work process in their unit. Method: this is a qualitative, descriptive study, developed in a health unit with 11 professionals, using the focus group technique, guided by the Self-Assessment for Improving Access and Quality of Primary Care in the dimension of work process organization. The data was submitted to the technique of Content Analysis. Results: it is pointed out that, in the data organization, two categories emerged: Organizational Aspects and Relational Aspects. Emphasize the importance of nurses for the coordination of actions and the need to encourage collaborative work for the integrality of actions. Conclusion: there is a need to establish, within the health team, routine reflection on the organization of work processes based on the attributes of primary health care, in addition to the practice of evaluation as a tool to improve the quality of care. Descritores: Organization and Administration; Primary Health Care; Family Health; Patient Care Team; Basic Health Servicesb; Health Services.

Resumen

Objetivo: describir la percepción de un equipo multiprofesional de Estrategia de Salud Familiar sobre la organización del proceso de trabajo en su unidad. Método: este es un estudio cualitativo, descriptivo, desarrollado en una unidad de salud con 11 profesionales, utilizando la técnica de grupo de enfoque, guiado por la Autoevaluación para mejorar el acceso y la calidad de la atención primaria en la dimensión de la organización del proceso de trabajo. Los datos fueron sometidos a la técnica de Análisis de Contenido. Resultados: se señala que, en la organización de datos, surgieron dos categorías: Aspectos organizacionales y Aspectos relacionales. Se enfatiza la importancia de las enfermeras para la coordinación de las acciones y la necesidad de fomentar el trabajo colaborativo para la integralidad de las acciones. Conclusión: es necesario establecer, dentro del equipo de salud, una reflexión rutinaria sobre la organización de los procesos de trabajo basados en los atributos de la atención primaria de salud, además de la práctica de la evaluación como una herramienta para mejorar la calidad de la atención. Descritores: Organización y Administración; Atención Primaria de Salud; Salud de la Familia; Grupo de Atención al Paciente; Servicios Básicos de Salud; Servicios de Salud.


Palavras-chave


Organização e Administração; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Equipe de Assistência ao Paciente; Serviços Básicos de Saúde; Serviços de Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.240566



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