Qualidade de vida de estudantes de graduação

Rafael Lemes de Aquino, Douglas Ataniel Alves Xavier, Meirielen Danubia Marra, Nubia Fernandes Fernandes Teixeira, Lorena Silva Vargas, Aline Maria Santos Maganhoto, Anaísa Filmiano Andrade Lopes, Elaine Gomes do Amaral

Resumo


RESUMO

Objetivos: avaliar a qualidade de vida de acadêmicos regularmente ativos em uma universidade; verificar se existe associação entre qualidade de vida e sintomas depressivos. Método: trata-se de estudo quantitativo, tipo transversal, aplicar-se-ão três questionários estruturados, autoaplicáveis para mensurar o nível da qualidade de vida e índice de depressão entre acadêmicos. Far-se-á a análise estatística descritiva, empregar-se-á o teste Liliefors e usar-se-ão o teste t de Student. Apresentar-se-ão os resultados em forma de figuras. Resultados esperados: realizar-se-á a correlação entre a qualidade de vida dos estudantes dos cursos de graduação da universidade e a incidência de fatores depressivos com o início da vida acadêmica. Descritores: Depressão; Vida Acadêmica; Qualidade de Vida; Universidade; Estudantes; Educação Superior.

ABSTRACT

Objectives: to evaluate the quality of life of academically active students in a university; to verify if there is an association between quality of life and depressive symptoms. Method: this is a quantitative cross-sectional study. Three structured, self-administered questionnaires will be applied to measure the level of quality of life and depression index among academics. The descriptive statistical analysis will be done, the Liliefors test will be used and the Student's t-test will be used. The results will be presented in the form of figures. Expected results: the correlation between the quality of life of undergraduate students of the university and the incidence of depressive factors with the beginning of academic life will be realized. Descriptors: Depression; Academic life; Quality of Life; Universities; Students; Education, Higher.

RESUMEN

Objetivos: evaluar la calidad de vida de los académicos regularmente activos en una universidad; comprobar si existe asociación entre calidad de vida y síntomas depresivos. Método: se trata de estudio cuantitativo, tipo transversal, se aplicarán tres cuestionarios estructurados, autoaplicables para medir el nivel de la calidad de vida e índice de depresión entre académicos. Se hará el análisis estadístico descriptivo, se empleará la prueba Liliefors y se utilizarán la prueba t de Student. Se presentarán los resultados en forma de figuras. Resultados esperados: se realizará la correlación entre la calidad de vida de los estudiantes de los cursos de grado de la universidad y la incidencia de factores depresivos con el inicio de la vida académica. Descriptores: Depresión; Vida académica; Calidad de Vida; Universidades; Estudiantes; Educación Superior.

Palavras-chave


Depressão; Vida Acadêmica; Qualidade de Vida; Universidade; Estudantes; Educação Superior.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241386



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