Teoria e prática na prevenção da infecção do sítio cirúrgico

Raquel Calado da Silva Gonçalves, Aline Coutinho Sento Sé, Teresa Tonini, Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo


Trata-se de uma obra organizada por Adriana Cristina de Oliveira, professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e Maria Virgínia Godoy da Silva, professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Intitula-se “Teoria e prática na prevenção da infecção do sítio cirúrgico”, publicada no ano de 2015 pela editora Manole.

Estrutura-se em seis capítulos que abordam aspectos importantes na assistência do paciente cirúrgico que visam a prevenção de infecção do sítio cirúrgico. Descreve-se no início de cada capítulo, um esquema com pontos a aprender, a estrutura dos tópicos, palavras-chave e objetivos do capítulo. Apresenta-se ao final de cada capítulo as referências que serviram de suporte para a construção do capítulo.

Fundamenta-se que a base para a prevenção da infecção do sítio cirúrgico é o cuidado de qualidade oferecido pelo profissional de saúde desde o período pré-operatório até a alta hospitalar do paciente. Admite-se que a infecção do sítio cirúrgico é uma complicação cirúrgica e de grande relevância mundial, pois aumenta os custos da hospitalização além de diminuir a qualidade de vida do paciente.

Tem-se, então, uma obra que apresenta boas práticas embasadas em evidências científicas, objetivando-se o aperfeiçoamento profissional focado na promoção da segurança do paciente e prevenção da ocorrência de eventos adversos. Indica-se sua leitura para estudantes de graduação e para profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Ressalta-se que seu conteúdo é adequado tanto para profissionais de enfermagem quanto para os demais envolvidos na prevenção de infecção do sítio cirúrgico.


Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Oliveira AC, Silva MVG, organizadores. Teoria e prática na prevenção da infecção do sítio cirúrgico. Barueri: Manole; 2015. 212p.




DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241832



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios