Sistematização da Assistência de Enfermagem nas consultas de Pré-Natal

Raquel Ferreira Lopes, Kamila Jéssica Pereira Leite, Wagner Lucas de Araújo Valença Silva, Evandro Almeida Alves, Elayza Carlos Damasceno, Luana Jeniffer Souza Farias da Costa

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de enfermeirandos na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem durante as consultas de pré-natal. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, com prontuários de gestantes atendidas em uma unidade básica de saúde. Informa-se que o processo de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ocorreu em quatro etapas. Elaborou-se uma figura quadro com os principais diagnósticos e intervenções de Enfermagem, utilizando a taxonomia Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Aplicou-se a SAE durante as consultas de Enfermagem dos enfermeirandos acompanhados da preceptora. Resultados: revela-se que, inicialmente, houve dificuldade dos enfermeirandos para a realização dos registros nos prontuários de acordo com a CIPE, mas os enfermeirandos puderam compreender a importância da aplicação da SAE e da padronização dos diagnósticos de Enfermagem. Conclusão: torna-se a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem fundamental para a análise integral das pacientes em período gravídico, como também para a formação crítico-reflexiva dos estudantes. Devem-se sensibilizar os profissionais para a implantação da SAE nos serviços de saúde. Descritores: Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Cuidado Pré-Natal; Centros de saúde; Enfermagem Primária; Planejamento de Assistência ao Paciente.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of nurses in the implementation of Nursing Care Systematization during prenatal consultations. Method: this is a qualitative, descriptive study, type experience report, with medical records of pregnant women attended at a basic health unit. It is informed that the implementation process of Nursing Care Systematization took place in four stages. A table with the main nursing diagnoses and interventions was elaborated using the taxonomy International Classification for Nursing Practice. NCS was applied during nursing consultations of nurses accompanied by the preceptor. Results: it was revealed that initially there was difficulty for the nurses to make the records in the medical records according to the ICNP, but the nurses could understand the importance of applying the NCS and the standardization of nursing diagnoses. Conclusion: it becomes the application of Nursing Care Systematization fundamental for the full analysis of patients in the pregnancy period, as well as for the critical-reflective training of students. Professionals should be sensitized to the implementation of NCS in health services. Descriptors: Nursing Process; Nursing Care; Prenatal Care; Health Centers; Primary Nursing; Patient Care Planning.

RESUMEN

Objetivo: informar la experiencia de enfermeros en la implementación de la Sistematización de la Atención de Enfermería durante las consultas prenatales. Método: se trata un estudio cualitativo, descriptivo, tipo experiencia, con registros médicos de mujeres embarazadas atendidas en una unidad básica de salud. Se informa que el proceso de implementación de la Sistematización del Cuidado de Enfermería se realizó en cuatro etapas. Se elaboró una tabla con los principales diagnósticos e intervenciones de enfermería, utilizando la taxonomía Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería. Se aplicó SAE durante las consultas de enfermería de enfermeras acompañadas por el preceptor. Resultados: se reveló que inicialmente hubo dificultades de los enfermeros para la realización de registros en prontuarios médicos de acuerdo con la CIPE, pero las enfermeras podían entender la importancia de aplicar el SAE y los patrones de los diagnósticos de enfermería. Conclusión: se convierte en la aplicación de la Sistematización de la Atención de Enfermería fundamental para el análisis completo de pacientes en el período de embarazo, así como para la formación crítica reflexiva de los estudiantes. Los profesionales deben estar sensibilizados con la implementación de SAE en los servicios de salud. Descriptores: Proceso de Enfermería; Atención de Enfermería; Atención Prenatal; Centros de Salud; Enfermería Primaria; Planificación de Atención al Paciente.     


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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242001



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