Comunicação entre gestores e equipes das unidades de pronto atendimento

Karla Rona da Silva, Wesley Vieira Andrade, Gabriel Vieira Perdigão Maia, Shirlei Moreira da Costa Faria, Marina Lanari Fernandes, Fátima Ferreira Roquete

Resumo


Objetivo: descrever como acontece a comunicação verbal oral e escrita entre os gestores e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h). Método: trata-se-de estudo qualitativo, descritivo. Utilizar-se-á o estudo de caso como método, tendo como unidade de análise as quatro UPAs 24h de um município e os participantes da pesquisa serão os profissionais que ocupam função de gestão nas UPAs 24h, entre eles, gerentes, referências técnicas médicas e de Enfermagem, amparado nos critérios de saturação dos dados. Realizar-se-á a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada utilizando um roteiro validado. Analisar-se-á o conteúdo das entrevistas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados esperados: pretende-se possibilitar a elaboração de um instrumento norteador, a partir das tecnologias gerenciais em saúde, para o alcance da comunicação efetiva entre gestores e equipes das UPAs 24h. Descritores: Comunicação; Gestão em Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Emergências; Pessoal de Saúde; Meios de Comunicação.

Abstract

Objective: to describe how oral and written verbal communication happens between managers and teams of Emergency Care Units (24-hour ECUs). Method: this is a qualitative, descriptive study. The case study will be used as a method, having as a unit of analysis the four 24h ECUs of a municipality and the research participants will be the professionals who perform the management function in the 24h ECUs, including managers, medical and technical references based on data saturation criteria. Data collection will be performed through semi-structured interviews using a validated script. The content of the interviews will be analyzed using the Content Analysis technique. Expected results: it is intended to enable the development of a guiding instrument, based on health management technologies, to achieve effective communication between managers and teams of 24-hour ECUs. Descriptors: Communication; Health Management; Emergency Medical Services; Emergencies; Health Personnel; Communications Media.

Resumen

Objetivo: describir cómo ocurre la comunicación verbal oral y escrita entre los gerentes y los equipos de las Unidades de Atención de Emergencia (UPAs 24h). Método: este es un estudio cualitativo y descriptivo. Se utilizará el estudio de caso como método, tomando como unidad de análisis las cuatro UPAs de 24 horas de un municipio y los participantes en la investigación serán los profesionales que ocupan la función de gestión en las UPAs de 24 horas, incluidos los gerentes, las referencias técnicas médicas y de Enfermería, respaldadas por los criterios de saturación de datos. La recopilación de datos se realizará a través de entrevistas semiestructuradas utilizando un guión validado. El contenido de las entrevistas se analizará utilizando la técnica de Análisis de Contenido. Resultados esperados: está destinado a permitir la elaboración de un instrumento de guía, basado en tecnologías de gestión de la salud, con el fin de lograr una comunicación efectiva entre los gerentes y equipos de las UPAs 24 horas Descriptores: Comunicación; Gestión en Salud; Servicios Médicos de Urgencia; Urgencias Médicas; Personal de Salud; Medios de Comunicación.


Palavras-chave


Comunicação; Gestão em Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Emergências; Pessoal de Saúde; Meios de Comunicação.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242829



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