MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS

Francisco Marcelo Leandro Cavalcante, Anna Carolyne Vasconcelos Menezes, Dayane Gomes dos Santos Alves, Glícia Mesquita Martiniano Mendonça

Resumo


Objetivo: relatar sobre as atividades de monitoria acadêmica desenvolvidas por estudantes de Enfermagem. Método: Trata-se de relato de experiência desenvolvida por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, referente as atividades de monitoria acadêmica realizada nos períodos letivos 2019.1 e 2019.2. As informações referentes às atividades foram registradas em um diário de campo e posteriormente foram analisadas e sistematizadas neste relato. Resultados: Foram realizadas três atividades baseadas em metodologias ativas, na qual utilizou-se jogos interativos e um instrumento semiestruturado sobre semiologia do sistema nervoso, através do qual pode-se dialogar sobre os conteúdos, esclarecer dúvidas e aprimorar habilidades e competência dos discentes junto aos docentes. Conclusão: A monitoria oportunizou a integração entre teoria e prática, constituiu um espaço de diálogo e construção do conhecimento por meio de metodologias ativas, oportunizando o protagonismo dos monitores e demais discentes no processo de ensino-aprendizagem por meio da criatividade, proatividade e interatividade.


Palavras-chave


Monitoria; Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Ensino; Materiais de ensino; Educação em Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.244462



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