EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: POTENCIALIDADES E RESSIGNIFICAÇÕES

Adilson Ribeiro dos Santos, Rose Manuela Marta Santos, Túlio Batista Franco, Silvia Matumoto, Alba Benemérita Alves Vilela

Resumo


Objetivo: explorar como potencialidades e ressignificações do cotidiano do trabalho de uma equipe de saúde da família como cenário para Educação Permanente em Saúde. Método : estudo de abordagem qualitativa, utilizado ou método cartográfico. Participaram 13 trabalhadores da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram usados pelo grupo focal e pela observação participante. Resultados : nos resultados da cartografia explorada três de vários planos de sentidos possíveis: A Educação Permanente em Saúde como recurso presente no processo de trabalho; A construção e reconstrução dos sentidos da Educação Permanente em Saúde; e Educação Permanente em Saúde reafirmam uma relação de trabalho e produção de conhecimento. Conclusãoo: os trabalhadores atualizar e reconstruir os sentidos da educação permanente em saúde nas reuniões, nas visitas domiciliares, na interação com usuários e colegas. Os cenários da Educação Permanente em Saúde confirmam como configurações de aprendizados que podem ser explorados pela Educação Permanente em Saúde para produção de novos sabores e transformação de práticas em saúde.

Palavras-chave


Educação Continuada; Educação Permanente em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245355



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