SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19: FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE ENFERMEIROS

Adriany da Rocha Pimentão, Thalyta Mariany Rêgo Lopes Ueno, Alessandra Cristina da Silva, Tiago de Oliveira Nogueira, Maria Luiza Carvalho de Oliveira

Resumo


Objetivo: relatar a experiência da construção e do desenvolvimento da simulação clínica como ferramenta pedagógica para formação complementar de Enfermeiros no enfrentamento à COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, de professores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública na cidade de Manaus/AM. Utilizou-se, como estratégia de ensino a simulação clínica realizada durante um curso, no qual, o estudo de caso que serviu como roteiro para o desenvolvimento da experiência. Resultados: notou-se que a construção do cenário realístico e o desenvolvimento da simulação clínica voltados para o atendimento ao paciente com suspeita e/ou quadro confirmado da COVID-19 foi uma estratégia de ensino que favoreceu a interação entre a teoria e a prática, possibilitando um processo de ensino seguro e de qualidade. Conclusão: Conclui-se que a simulação clínica facilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação entre profissional e paciente, das habilidades técnicas, afetivas e psicomotas e da capacidade de tomadas de decisão, preparando enfermeiros para o atendimento real de pacientes suspeitos e casos confirmados de COVID-19 no Amazonas.

Palavras-chave


Enfermagem; Simulação; Treinamento; Covid-19; Estratégia; Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246653



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