Humanização dos cuidados ao recém-nascido no método canguru: relato de experiência

Thais Rosental Gabriel Lopes, Sylvia Silva de Oliveira, Illiana Rose Rose Benvinda de Oliveira Pereira, Isabel Maria Marques Romeiro, Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a vivência de uma assistência humanizada, por meio de práticas educativas no Método Canguru, em uma maternidade-escola. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, realizado com 33 puérperas alojadas junto ao filho prematuro na unidade canguru. O estudo buscou obter dados descritivos provenientes do contato direto com a realidade estudada. Resultados: por meio das práticas educativas, as mães e os familiares dos recém-nascidos prematuros demonstraram-se receptivos em conhecer as vantagens da assistência humanizada realizada pela prática do Método Canguru. Conclusão: percebeu-se, pela vivência nas práticas educativas, a importância das orientações contínuas, de forma a empoderar as mães e familiares sobre os cuidados neonatais, com vistas à continuidade do método em todas as fases que o contemplam. Assim, deve-se valorizar tais ações educativas, nas práxis de Enfermagem, em prol da melhoria da qualidade de vida do recém-nascido e de sua família. Descritores: Família; Recém-Nascido Prematuro; Método Canguru; Enfermagem Neonatal; Relações Pais-Filho; Cuidados de Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of a humanized assistance, through educational practices in the Kangaroo Method, in a maternity school. Method: qualitative, descriptive study, type of experience report, performed with 33 puerperae who were housed next to the premature child in the kangaroo unit. The study sought to obtain descriptive data from direct contact with the studied reality. Results: through the educational practices, the mothers and relatives of the preterm newborns were receptive to know the advantages of the humanized care performed by the practice of the Kangaroo Method. Conclusion: it was perceived, by the experience in the educational practices, the importance of the continuous guidelines, in order to empower mothers and families on neonatal care, with a view to the continuity of the method in all phases that contemplate it. Therefore, it is necessary to value such educational actions, in the Nursing praxis, in favor of improving the quality of life of the newborn and their family. Descriptors: Family; Infant, Premature; Kangaroo-Mother Care Method; Neonatal Nursing; Parent-Child Relations; Nursing Care.

RESUMEN

Objetivo: relatar una vivencia de una asistencia humanizada, por medio de prácticas educativas en el Método Canguru, en una maternidad-escolar. Método: estudio cuantitativo, descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado con 33 puérperas las cuales estaban alojadas junto al hijo prematuro en una unidad canguru. El estudio buscó obtener datos descriptivos desde el contacto directo con una realidad estudiada. Resultados: por medio de las prácticas educativas, las madres y los familiares de los recién-nascidos prematuros se demonstran receptivos en conocer las ventajas de la asistencia humanizada realizada por la práctica del Método Canguru. Conclusión: se percibió por la vivencia en las prácticas educativas, la importancia de las orientaciones continuas, de forma a empoderar como madres y familiares sobre los cuidados de neonatos, con vistas a la continuidad del método en todas las fases que lo contemplan. Así, se debe valorizar tales acciones educativas, en las práxis de Enfermería, para mejorar la calidad de la vida del recién nascido y de su familia. Descriptores: Familia; Recien Nacido Prematuro; Método Madre-Canguro; Enfermería Neonatal; Relaciones Padres-Hijo; Atención de Enfermería.


Palavras-chave


Família; Recém-Nascido Prematuro; Método Canguru; Enfermagem Neonatal.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i11a25089p4492-4497-2017



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