Conhecimento de estudantes da rede pública de ensino sobre a tuberculose

Vanessa Freires Maia, Cinthia Joizy de Oliveira Vieira, Letícia Alves de Amorim, Anny Suelen dos Santos Andrade, Sonaly Melo de Macêdo, Sandy Yasmine Bezerra e Silva, Eliabe Rodrigues de Medeiros, Erika Simone Galvão Pinto

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino sobre a tuberculose. Método: estudo quantitativo, descritivo, do tipo inquérito, realizado com 70 estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento estruturado aplicado antes e após a realização de atividade de educação sobre tuberculose. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e apresentados em números absolutos e relativos em tabelas. Resultados: os estudantes já ouviram falar sobre a doença; referiram não conhecer pessoas com tuberculose e tinham a percepção de que a doença atinge principalmente os pulmões. Após a realização da atividade educativa, observou-se um aumento no percentual de acertos na questão sobre o agente etiológico, a medicação utilizada no tratamento e  a prevenção de tuberculose. Conclusão: os estudantes já ouviram falar sobre a doença, referiram não conhecer pessoas com tuberculose e tinham a percepção de que a doença atinge principalmente os pulmões. Após a realização da atividade educativa, observou-se um aumento no percentual de acertos na questão sobre o agente etiológico, a medicação utilizada no tratamento e a prevenção de tuberculose. Descritores: Tuberculose; Educação; Educação em Saúde; Prevenção Primária; Promoção da Saúde; Estudantes.  

ABSTRACT

Objective: to analyze the knowledge of public school students about tuberculosis. Method: this is a quantitative and descriptive study of type survey carried out with 70 high school students from the public school system. Data were collected through a structured instrument applied before and after tuberculosis education activity. Data were analyzed by descriptive statistics and presented in absolute and relative numbers in tables. Results: students have already heard about the disease; reported not knowing people with tuberculosis and had the perception that the disease mainly reaches the lungs. After the educational activity, there was an increase in the percentage of correct answers in the question about the etiological agent; on the medication used in the treatment and on the prevention of tuberculosis. Conclusion: students have already heard about the disease; reported not knowing people with tuberculosis and had the perception that the disease mainly reaches the lungs. After the educational activity, there was an increase in the percentage of correct answers in the question about the etiological agent; on the medication used in the treatment and on the prevention of tuberculosis. Descriptors: Tuberculosis; Education; Health Education; Primary Prevention; Health Promotion; Students. 

RESUMEN

Objetivo: analizar el conocimiento de estudiantes de la red pública de enseñanza sobre la tuberculosis. Método: estudio cuantitativo, descriptivo, del tipo inquérito, realizado con 70 estudiantes de la enseñanza media de la red pública. La recolección de datos fue por medio de un instrumento estructurado aplicado antes y después de la realización de actividad de educación sobre tuberculosis. Los datos fueron analizados por medio estadística descriptiva y presentados en números absolutos y relativos en tablas. Resultados: los estudiantes ya oyeron sobre la enfermedad; dijeron no conocer personas con tuberculosis y tenían la percepción de que la enfermedad afecta principalmente los pulmones. Después de la realización de la actividad educativa, se observó un aumento en el porcentaje de aciertos en la pregunta sobre el agente etiológico; sobre la medicación utilizada en el tratamiento y sobre la prevención de tuberculosis. Conclusión: los estudiantes ya oyeron sobre la enfermedad; dijeron no conocer personas con tuberculosis y tenían la percepción de que la enfermedad afecta principalmente los pulmones. Después de la realización de la actividad educativa, se observó un aumento en el porcentaje de aciertos en la pregunta sobre el agente etiológico; sobre la medicación utilizada en el tratamiento y sobre la prevención de tuberculosis. Descriptores: Tuberculosis; Educación; Educación en Salud; Prevención Primaria; Promoción de la Salud; Estudiantes.


Palavras-chave


Tuberculose; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a25158p4781-4788-2017



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