A formação em enfermagem no ciclo gravídico-puerperal

Elaine Andrade Leal Silva, Grace Kelly Santos Amparo, Eliene Batista dos Santos

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência do “Dia G da gestante” no processo formativo de acadêmicos de Enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, sobre o processo formativo de acadêmicas de Enfermagem na realização do “Dia G da Gestante”, que aconteceu em uma Unidade de Saúde da Família/USF. Resultados: foi possível estabelecer diálogo com as usuárias do pré-natal sobre o ciclo gravídico-puerperal; proporcionar uma maior vinculação entre usuárias do SUS e a equipe de saúde da família; desenvolver habilidades/competências conceituais, procedimentais e atitudinais para a promoção da educação em saúde e trabalho interdisciplinar. Conclusão: houve a participação ativa da equipe de saúde, bem como das gestantes, e as ações realizadas possibilitaram redesenhar a assistência e a educação em saúde prestadas na referida unidade, tornando a equipe e as gestantes coparticipantes desse processo. Descritores: Promoção da Saúde; Gestação; Puerpério; Educação em Saúde; Enfermeiro; Formação Profissional.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of the "G-Day of the pregnant woman" in the formative process of nursing students. Method: qualitative, descriptive study, type of experience report, about the training process of nursing students in the realization of the "G Day of the Pregnant Woman", which happened in a Family Health Unit / FHU. Results: it was possible to establish a dialogue with the prenatal users about the pregnancy-puerperal cycle; provide greater linkage between UHS users and the family health team; develop conceptual, procedural and attitudinal skills / competencies for the promotion of health education and interdisciplinary work. Conclusion: there was an active participation of the health team, as well as the pregnant women, and the actions carried out made it possible to redesign the health care and education provided in this unit, making the team and the pregnant women coparticipants of this process. Descritores: Health Promotion; Gestation; Puerperium; Health Education; Nurses; Professional Training. 

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia del "Día G de la gestante" en el proceso formativo de académicos de Enfermería. Método: estudio cualitativo, descriptivo, tipo relato de experiencia, sobre el proceso formativo de académicas de Enfermería en la realización del "Día G de la Gestante", que tuvo lugar en una Unidad de Salud de la Familia / USF. Resultados: fue posible establecer diálogo con las usuarias del prenatal sobre el ciclo gravídico-puerperal; proporcionar una mayor vinculación entre usuarias del SUS y el equipo de salud de la familia; desarrollar habilidades / competencias conceptuales, procedimentales y actitudinales para la promoción de la educación en salud y trabajo interdisciplinario. Conclusión: hubo la participación activa del equipo de salud, así como de las gestantes, y las acciones realizadas posibilitaron rediseñar la asistencia y la educación en salud, prestada, en la referida unidad, haciendo el equipo y las gestantes coparticipantes de ese proceso. Descritores: Promoción de la Salud; Gestación; Puerperio; Educación en Salud; Enfermeros; Capacitación Profesional.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Gestação; Puerpério;

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a25192p5139-5144-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios