Nursing research: building roads to attend

Samanta Bastos Maagh, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Lenice Muniz de Quadros, Sabrina Gomes Ferreira, Caroline de Leon Linck, Eda Schwartz, Sonia Maria Konzgen Meincke, Celmira Lange

Resumo


ABSTRACT

Objective: to show the construction of the knowledge of Nursing, through the research, interrelating it with the social context and attendance to the health. Methodology: as sources of obtaining the data we had used articles of newspapers, books, as well as critical works presented in the Course of Academic Master's degree of ,ad Universities Federal de Pelotas. Texts were analyzed that focused the historical and social context of Nursing in the period from 1981 to 2000. Results: thematic nucleus emerged as "Research in nursing: articulation between theory and practice in the social context" and "Weaving bonds between the assistential nursing and the teaching". Conclusions: in the reflections accomplished in readings, discussions in classroom we evidenced that the construction process and invigoration of Nursing, as profession and science, happened through the research. The knowledge had been built with other sciences, but the construction of the scientific "know” still is a challenge for Nursing in the current society. Descriptores: nursing; nursing research; education. 

RESUMO

Objetivo: refletir acerca da construção do conhecimento de Enfermagem, inter-relacionando-a com o contexto social e assistência à saúde. Metodologia: como fontes de obtenção dos dados, foram utilizados artigos de periódicos, livros, bem como trabalhos críticos apresentados no Curso de Mestrado Acadêmico da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Foram analisados textos que enfocavam o contexto histórico e social da Enfermagem no período de 1981 a 2000. Resultados: emergiram núcleos temáticos, como “Refletindo sobre a pesquisa em enfermagem: articulação entre teoria e prática no contexto social” e “Tecendo vínculos entre a enfermagem assistencial e a docência”. Conclusão: nas reflexões realizadas em leituras e discussões em sala de aula, evidenciamos que o processo de construção e fortalecimento da Enfermagem, como profissão e ciência, ocorreu através da pesquisa. O conhecimento foi sendo construído com outras ciências, mas a construção do “saber” científico ainda é um desafio para a Enfermagem na sociedade atual. Descritores: enfermagem; pesquisa em enfermagem; educação.

RESUMEN

Objetivo: abordar la construcción del conocimiento de Enfermería, a través de la investigación, interrelacionándolo con el contexto social y asistencia a la salud. Metodología: como fuentes de obtención de los datos se usaron artículos de periódicos, libros, así como los trabajos críticos presentados en el Curso de Maestria Académica de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Fueran analizados textos con enfoque al contexto histórico y social de Enfermería, en el período 1981 a 2000. Resultados: los núcleos temáticos surgieron como la “Investigación en enfermería: la articulación entre teoría y practica en el contexto social” y "Tejiendo vínculos entre la enfermería asistencial y la docencia". Conclusión: en las reflexiones logradas en las lecturas, discusiones en el aula nosotros evidenciamos que el proceso de la construcción y fortalecimiento de la Enfermería, como profesión y ciencia, pasaron a través de la investigación. El conocimiento se había construido con otras ciencias, pero la construcción del "saber " científico todavía un desafío para la Enfermería en la sociedad actual. Descriptores: enfermería; investigación en enfermería; educación.


Palavras-chave


Pesquisa em Enfermagem e Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.149-181-1-RV.0303200942



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios