The nurse in the management of health education of the family health strategy

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Virginia Correia Almeida, Fernanda da Silva Chagas, Rosane Abreu Tórnio, Maíra Muniz Assis, Elaine Antunes Cortez

Resumo


ABSTRACT

Objectives: to describe the role of nurses in the Family Health Strategy (FHE) and identify the facilities and difficulties in developing work-oriented health education. Methodology: this is about an exploratory study, from qualitative approach, performed with eight nurses working of the FHE in Cachoeiras de Macacu city, Rio de Janeiro, Brazil. Research meets the recommended by Resolution 196/96 and was approved by the Ethics Committee of the School of Nursing Anna Nery/UFRJ with protocol number 52/2008. To collect data, we used the structured interview, consisting of closed questions, being employed thematic content analysis to analyze the data. Result: the role of nurses in the PSF is the manager and educator, working for change in behavior of the community, to improve their quality of life. Conclusion: we emphasize the role of manager and educator that is exercised by the nurse. Despite encountering some difficulties in implementing actions to improve the quality of living, nurses use various resources according to their creativity, in view of autonomy that is inherent in the FHE. Descriptors: health education; community health nursing; family health program; management; nursing care; strategies; professional autonomy.

RESUMO

Objetivos: descrever o papel dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e identificar as facilidades e dificuldades encontradas ao desenvolverem trabalhos voltados para educação em saúde. Metodologia: estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos oito enfermeiros que atuam na ESF do Município de Cachoeiras de Macacu. A pesquisa atende ao preconizado pela Res. 196/96 e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ registrado sob número de protocolo 52/2008.  Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista estruturada, composta por questões fechadas, sendo empregada a análise temática de conteúdos para análise dos dados. Resultado: o papel do enfermeiro no PSF é o de gerente e educador, trabalhando para a mudança de comportamento da comunidade, no sentido de melhorar sua qualidade de vida. Conclusão: destacou-se o papel de gerente e educador que é exercido pelo enfermeiro. Apesar de deparar-se com algumas dificuldades na implementação das ações para melhorar a qualidade de vida da população, os enfermeiros utilizam diversos recursos de acordo com sua criatividade, tendo em vista a autonomia que é inerente no PSF. Descritores: educação em saúde; enfermagem em saúde comunitária; programa saúde da família; gerência; cuidados de enfermagem; estratégias; autonomia profissional.

RESÚMEN             

Objetivos: describir el papel de las enfermeras en la Estrategia de Salud de la Familia/ESF e identificar las facilidades y dificultades en el desarrollo de trabajo de educación sanitaria. Metodología: un estudio exploratorio, cualitativo, teniendo como participantes ocho enfermeras que trabajan en la ESF de La ciudad de Cachoeiras de Macacu en Rio de Janeiro, Brasil. La investigación corresponde a las recomendaciones de la Res. 196/96 y fue aprobado por el Comité de Ética de la Escuela de Enfermería Anna Nery/UFRJ con número de protocolo 52/2008. Para recopilar los datos, se utilizó la entrevista estructurada, con preguntas cerradas, se emplean análisis de contenido temático para analizar los datos. Resultado: el papel de las enfermeras en el ESF es el director y educador, trabajar por el cambio en el comportamiento de la comunidad, para mejorar su calidad de vida. Conclusión: fue destacado el papel de gestor y educador que es ejercido por la enfermera. A pesar de encontrarse con algunas dificultades en la aplicación de medidas para mejorar la calidad de vida, las enfermeras utilizan diversos recursos de acuerdo a su creatividad, a la vista de la autonomía que es inherente en el PSF. Descriptores: educación en salud; enfermería en salud comunitaria; programa de salud familiar; gerencia; atención de enfermería; estrategias; autonomía profesional.

 

 


Palavras-chave


educação em saúde; enfermagem em saúde comunitária; programa saúde da família; gerência; cuidados de enfermagem; estratégias; autonomia profissional

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.796-7113-1-LE.0402201019



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