Health and quality life at work: systematic review

Jaqueline Della Méa Werle, Marli Maria Loro, Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Eniva Miladi Fernandes Stumm, Marinês Tambara Leite, Leila Mariza Hildebrandt

Resumo


ABSTRACT

Objective: to analyze published articles on the internet, between 1997and 2007, according to a health and life quality in companies. Method: this is about a systematic review study. The selection of articles occurred through the internet, accessed on the Health Virtual Library–Bireme (Scielo e Lilacs), with these key words: worker health X health quality program at work. Results: it were found six articles that explained the subject. The dates were analyzed according to the thematic analysis, emerging the theme: worker health and health quality life at work. Conclusion: it shows that the necessity of the companies to become more competitive in the work market and look for an incessant search quality. This linked to the work has the objective to humanize the relations that the people establish on your day by day, to drive at the same time their and the company interest. Descriptors: quality of life; occupational health; delivery of health care; work; nursing care; health management; service organizations and firms.

RESUMO

Objetivo: analisar artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 1997 a 2007 com abordagem relacionada à saúde e aos programas de qualidade de vida desenvolvidos em empresas. Método: trata-se de um estudo de revisão sistemática. A seleção das publicações se deu por meio eletrônico, disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde Bireme (Scielo e Lilacs), com os seguintes descritores: saúde do trabalhador X programas de qualidade de vida no trabalho. Resultados: foram localizados seis artigos que contemplavam o tema proposto. Os dados foram analisados seguindo os passos da análise temática, resultando em um tema: Saúde do trabalhador e qualidade de vida no trabalho. Conclusão: evidencia-se nos artigos elencados que, em decorrência da necessidade das empresas se destacarem no mercado do trabalho, tornam-se cada vez mais competitivas e buscam incessantemente a qualidade. Dessa forma, surgiram os programas de qualidade de vida no trabalho, que buscam uma instituição humanizada, com condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo. Constatou-se que a saúde do trabalhador é uma área que necessita ser olhada pelos gestores de serviços, de forma cuidadosa, devido aos reflexos que as ações produzidas neste contexto geram sobre o trabalhador, a empresa e ao circulo social de convivência. Descritores: qualidade de vida; saúde do trabalhador; assistência à saúde; trabalho; cuidados de enfermagem; gestão em saúde; empresas e organizações de serviço.

RESUMEN

Objetivo: analizar los artículos publicados en línea, en la Internet en el período comprendido entre 1997 y 2007, con enfoque a la salud y la calidad de vida desarrollado en los programas de selección de empresas. Método: este estudio es una revisión sistemática. A publicaciones realizadas por medios electrónicos, disponibles en la Biblioteca Virtual en Salud Bireme (Scielo e Lilacs), con los siguientes descriptores: los programas de salud del trabajador X la calidad de vida en el trabajo. Resultados: se han encontrado seis artículos que contienen el tema. Los datos fueron analizados de acuerdo con el análisis temático, el nuevo tema: la salud y la calidad de vida en el trabajo. Conclusión: hay que, debido a la necesidad de las empresas a implementar en el mercado de trabajo se vuelve cada vez más competitivas y buscar constantemente la calidad de vida. Este trabajo se propone en relación con humanizar la relación que la gente establecer en su día a día, para conciliar los intereses de ellos y la organización. Descriptores: calidad de vida; salud laboral; prestación de atención de salud;  trabajo; atención de enfermería; gestión en salud; empresas y organizaciones de servicio.

 


Palavras-chave


qualidade de vida; saúde do trabalhador; assistência à saúde; trabalho; cuidados de enfermagem; gestão em saúde; empresas e organizações de serviço

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.431-7110-1-LE.0402201046



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