Hospital accreditation: the certainty of care with excellence

Silvia Maria de Carvalho Farias, Olga Lucia Teixeira de Carvalho, Edneia de Oliveira Ernestino, Fabiana Conceicao A. Silva, Mariana Saraiva Porte Fernandes, Marcia Adonais Pinto, Edwalds Marques Farias Junior, Maria Odete Pereira, Sonia Filipini

Resumo


ABSTRACT

Objective: to search the history of hospital accreditation in Brazil; define the concept of hospital accreditation, analyze data on hospital accreditation. Methodology: this is a literature review. The articles were selected through the title and abstract, checking their suitability to the theme proposed in this study. Held reading and rereading the articles and books found, allowing reflection on the meanings attributed to the hospital accreditation. Results: Florence Nightingale deployed the first model of continuous quality improvement in health. The first edition of the Brazilian Manual of Accreditation was manufactured in 1998, this has been improving culminating with the release of the latest edition published in 2006 in a sample that has seven volumes. We see this approach to study the history of the first Brazilian Manual of overlaps with the emergence of the ONA, so that part of the common goal. Conclusion: believe that qualifying is paramount in the pursuit of excellence in service which is the essence of caring, building trust and good reputation so important to the pursuit of customers become increasingly demanding about the quality of their lives. Descriptors: hospital accreditation; health service; quality; hospital administration.

RESUMO

Objetivo: buscar a história da acreditação hospitalar no Brasil; definir o conceito da acreditação hospitalar; analisar dados referentes à acreditação hospitalar. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica. Os artigos foram selecionados por meio do título e resumo, verificando sua adequação ao tema proposto neste estudo. Realizou-se a leitura e a releitura dos artigos e livros encontrados, o que permitiu a reflexão acerca dos significados atribuídos à acreditação hospitalar. Resultados: Florence Nightingale implantou o primeiro modelo de melhoria contínua de qualidade em saúde. A primeira edição do Manual Brasileiro de Acreditação foi confeccionada em 1998 e vem se aprimorando, culminando com o lançamento da mais recente edição em 2006, numa amostra que possui sete volumes. Percebemos nesse enfoque do estudo que a história do primeiro Manual Brasileiro de Acreditação confunde-se com o surgimento da ONA; de modo que integra a common goal. Conclusão: acreditamos que qualificar é primordial na busca da excelência nos serviços que têm como essência o cuidar, conquistando a confiança e a boa reputação tão importante para a busca dos clientes que se tornam cada vez mais exigentes com a qualidade de suas vidas. Descritores: acreditação hospitalar; serviço de saúde; qualidade; administração hospitalar.

RESUMEN

Objetivo: buscar en la historia de la acreditación de hospitales en Brasil; definir el concepto de la acreditación de hospitales, analizar los datos sobre la acreditación de hospitales. Metodologia: Esta es una revisión de la literatura. Los artículos fueron seleccionados a través del título y el resumen, comprobando su adecuación al tema propuesto en este estudio. Lugar: leyendo y releyendo los artículos y libros encontrados, lo que permite la reflexión sobre los significados atribuidos a la acreditación de hospitales. Resultados: Florence Nightingale desplegado el primer modelo de mejora continua de la calidad en salud. La primera edición del Manual Brasileño de Acreditación fue fabricado en 1998, esta ha sido la mejora que culminó con el lanzamiento de la última edición publicada en 2006 en una muestra que tiene 7 volúmenes. Vemos que este enfoque para estudiar la historia del Manual de Brasil en primer lugar se superpone con la aparición de la ONA, de modo que parte del objetivo común. Conclusión: creo que la calificación es primordial en la búsqueda de la excelencia en el servicio que es la esencia de la atención, crear confianza y la buena reputación tan importante para la búsqueda de clientes cada vez más exigentes sobre la calidad de sus vidas. Descriptores: la acreditación de hospitales; servicios de salud; de calidad; administración del hospital.

 


Palavras-chave


Acreditação hospitalar; serviço de saúde; qualidade; administração hospitalar

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.927-7952-3-LE.0403esp201019



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