Long-distance education: estimated theoretical-methodological of the nursing education

Edmar Jorge Feijó, Claudia Mara de Melo Tavares

Resumo


ABSTRACT

Objectives: to identify and review the scientific literature that primary and secondary discourse about distance education, nursing, performing a reflection on the theoretical and methodological principles of distance education and its use in teaching undergraduate nursing education in primary and secondary source. Methodololgy: this is an integrative literature review, the databases and pubmed bireme in journals and books published from 2004 to 2009. Results: the results revealed that the technologies of information and communication are driving trends and perspectives of learning that go to the andragogy heutagogia. Conclusion: is justified by the fact that managers of education and/or nursing services have to choose to adopt designs that facilitate learning processes, whether in the formal education or the workplace. Descriptors: education at distance; nursing education; educational models.

RESUMO

Objetivos: identificar e revisar a produção científica primária e secundária que discorram acerca da educação a distância em enfermagem, realizando uma reflexão sobre os pressupostos teórico-metodológicos do ensino a distância e sua utilização no ensino de graduação em enfermagem, em fonte primárias e secundárias. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados bireme e pubmed em periódicos e livros publicados no período de 2004 a 2009. Resultados: os resultados revelaram que as tecnologias de informação e comunicação estão gerando tendências e perspectivas de aprendizagem que caminham da andragogia para a heutagogia. Conclusão: Justifica-se pelo fato de gestores de educação e/ou serviço de enfermagem ter de optar pela adoção de concepções que facilitem os processos de aprendizagem, quer no ambiente de educação formal quer no ambiente de trabalho. Descritores: educação à distância; educação em enfermagem; modelos educacionais.

RESUMEN

Objetivos: identificar y revisar la literatura científica de que el discurso de primaria y secundaria sobre la educación a distancia, de enfermería, realizando una reflexión sobre los principios teóricos y metodológicos de la educación a distancia y su uso en la enseñanza de la educación de pregrado en enfermería en la fuente primaria y secundaria. Metodología: se trata de una revisión de la literatura de integración, las bases de datos PubMed y BIREME en revistas y libros publicados desde 2004 hasta 2009. Resultados: los resultados revelaron que las tecnologías de la información y la comunicación están impulsando las tendencias y perspectivas del aprendizaje que van a la heutagogia andragogía. Conclusión: se justifica por el hecho de que los administradores de la educación y / o servicios de enfermería tienen que elegir a adoptar diseños que faciliten los procesos de aprendizaje, ya sea en la educación formal o el lugar de trabajo. Descriptores: educación a distancia; educación en enfermería; modelos educacionales.


Palavras-chave


educação a distância; educação em enfermagem; modelos educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.935-7984-2-LE.0403esp201039



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios