The ludic in the promotion of occupational health and in defense of life

Rosimeyre Anastácio da Silva, Ires Lopes Custódio, Conceição de Maria de Cid Pereira, Liliane Maria Martins Porto, Thereza Maria Magalhães Moreira, Francisca Elisângela Teixeira Lima

Resumo


ABSTRACT

Objective: to report the experience of use of recreational activities to promote health in defense of life. Methodology: this is about a descriptive study, from qualitative approach. This is a report of an experiment performed by nurses and social workers, who perform education and prevention activities in the industry of the state of Ceará, Brazil through the puppet of the Industry Social Service of Ceará (SESI). The team of health education felt the need to use the puppet to meet the demands required by the companies in actions directed to industry workers. Results: it was proved that the puppet is an important educational tool and ludic, with a participatory approach. Conclusion: the educational intervention through puppet, shows that is possible to hold an educational and preventive work, motivated by playfulness, involving employees as partners, using a clear and accessible information on promotion, protection and recovery of health and prevention damage the integrity of the worker's health. Descriptors: health education; health promotion; occupational health.

RESUMO

Objetivo: relatar a experiência de utilização do lúdico na promoção da saúde em defesa da vida. Metodologia: tipo de estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Trata-se de um relato de experiência realizado por enfermeiras e assistentes sociais, que desempenham atividades educativas e preventivas nas indústrias cearenses por meio do teatro de bonecos do Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI). A equipe de educação em saúde sentiu necessidade de utilizar o teatro de bonecos para atender às demandas solicitadas pelas empresas nas ações voltadas aos trabalhadores da indústria. Resultados: revelaram que o teatro de bonecos é um importante instrumento educativo e lúdico, com caráter participativo. Conclusão: a intervenção educativa por meio do teatro de bonecos indica que se consegue realizar um trabalho educativo preventivo, motivado pela ludicidade, envolvendo os trabalhadores como parceiros, utilizando uma linguagem clara e acessível sobre promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de danos à integridade da saúde do trabalhador. Descritores: educação em saúde; promoção da saúde; saúde do trabalhador.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de utilización de lo lúdico en la promoción de la salud en defensa de la vida. Metodología: abordaje descriptivo-cualitativo. Se trata de un relato de experiencia realizado por enfermeras y asistentes sociales, que desempeñan actividades educativas y preventivas en las industrias cearenses por medio del teatro de marionetas del Servicio Social de la Industria de Ceará (SESI). El equipo de educación en salud sintió la necesidad de utilizar el teatro de marionetas para atender a las demandas solicitadas por las empresas en las acciones dirigidas a los trabajadores de la industria. Resultados: revelou que el teatro de marionetas es un importante instrumento educativo y lúdico, con carácter participativo. Conclusión: la intervención educativa por medio del teatro de marionetas indica que se consigue realizar un trabajo educativo preventivo, motivado por la ludicidad, implicando a los trabajadores como colaboradores, utilizando un lenguaje claro y accesible sobre promoción, protección y recuperación de la salud y prevención de daños a la integridad de la salud del trabajador. Descriptores: educación en salud; promoción de la salud; salud del trabajador.

 


Palavras-chave


educação em saúde; promoção da saúde; saúde do trabalhador

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.762-7805-3-LE.0403esp201043



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