Use of images in the knowledge construction of paradigms that permeate the current health care model

Aline Cristiane de Moura Matias, Angélica Teresa Nascimento de Medeiros, Fabiane Rocha Botarelli, Fátima Haryanny Gomes Rufino Mineiro, Rafaela Costa de Medeiros, Weruska Alcoforado Costa, Bertha Cruz Enders, Rejane Maria Paiva de Menezes

Resumo


ABSTRACT

Objective: to report a classroom experience of using images to construct a reflective analysis on the paradigms that imbues the current health care models. Method: this is about an experience report on an academic activity called paradigms that permeate the health care model in the country of the discipline of Critical Analysis of Nursing Practice of the Post-Graduate Nursing Program/UFRN. A text basis and handmade drawing images were used as a methodological tool in the academic activity. Results: the educative practice based in storing up information had been replaced by a dialogic practice, where those involved played an active role in the knowledge construction. It is a dense topic that relates types of paradigms and health models that could be worked flexibly, enriching the space to knowledge construction. Conclusion: the practice allowed approximation in the group on reflective questions submitted during the teaching and learning process, permitting the participation of students, which contributed significantly, bringing out examples of their professional practice and seeking scientific support for arguments. The experience validated the use of strategies that contribute to the understanding of complex issues. Descriptors: knowledge; teaching; nursing.

RESUMO

Objetivo: relatar a experiência vivenciada na sala de aula com a utilização de imagens para construção de uma análise reflexiva sobre os paradigmas que permeiam os modelos de atenção à saúde vigente. Método: relato de experiência de uma atividade acadêmica, intitulada os paradigmas que permeiam o modelo de atenção à saúde no país, da Disciplina de Análise Crítica da Prática de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Como dispositivos metodológicos utilizaram-se texto base e imagens desenhadas à mão sobre a temática abordada. Resultados: a prática educativa baseada no depósito de informações foi substituída por uma prática dialógica, onde os envolvidos tinham um papel ativo na construção do saber. Uma temática densa que relaciona tipos de paradigmas e modelos de saúde pôde ser trabalhada de maneira flexível, tornando o espaço enriquecedor para construção de conhecimentos. Conclusão: a prática possibilitou aproximação do grupo com questões reflexivas propostas durante o processo de ensino-aprendizagem, permitindo a participação dos discentes, os quais contribuíram de forma significativa, trazendo exemplos de sua prática profissional e buscando respaldo científico para argumentações. A experiência validou a utilização de estratégias que contribuem para compreensão de temas complexos. Descritores: conhecimento; ensino; enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia vivida en el aula con la utilización de imágenes para construcción de un análisis reflexivo sobre los paradigmas que entremedian los modelos de atención a la salud vigente. Métodos: relato de experiencia de una actividad académica, intitulada los paradigmas que entremedian el modelo de atención a la salud en el país, de la Disciplina de Análisis Crítico de Práctica de Enfermería del Programa de Posgrado en Enfermería/UFRN. Como dispositivos metodológicos se utilizó texto base y imágenes dibujadas a mano sobre el tema abordado. Resultados: una práctica de diálogo sustituyó la práctica educativa basada en el depósito de informaciones, donde los participantes tenían un papel activo en la construcción del saber. Una temática densa que relaciona tipos de paradigmas y modelos de salud pudo ser trabajada de modo flexible, llevando un espacio enriquecedor para la construcción de conocimientos. Conclusión: la práctica posibilitó aproximación del equipo con cuestiones reflexivas propuestas durante el proceso de enseñanza y aprendizaje, permitiendo la participación de los discentes, los cuales contribuyeron significativamente, con ejemplos de su práctica profesional y buscando respaldo científico para argumentaciones. La experiencia validó la utilización de estrategias que contribuyen para comprensión de temas complejos. Descriptores: conocimiento; enseñanza; enfermería.

 


Palavras-chave


Conhecimento; Ensino; Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.1500-10086-1-LE.0404spe201017



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