Schoolchildren’s knowledge on prevention, diagnosis and treatment of leprosy

Lucélia Maria Carla Paulo da Silva Duarte, Thayse Minosa Santos Silva, Clélia Albino Simpson, Mônica Gisele Costa Pinheiro

Resumo


ABSTRACT

Objective: to identify the school’s high knowledge as purpose to prevention, diagnosis and treatment of leprosy. Method: this is about a combined descriptive-exploratory study, with basic education students of schools in the Passagem de Areia neighborhood, in Parnamirim/RN municipality. The instrument used in data collection was a questionnaire with closed questions about leprosy, developed with the Primary Care Booklet No. 21, submitted to the Ethics Committee of Federal University of Rio Grande do Norte, with protocol number 085/08. Results: we observed through the pre-test that the Hansen’s disease is a disease little known by the students. Although, after health education actions, it was possible to observe a significative change in the results that confirm the efficacy of the informative lectures on the disease. Conclusion: thus, it is observed the importance of the nursing actions on the continuous development of preventive actions on this disease, having the youth as a disseminative vehicle of information to the family and general community, contributing to the eradication of this disease, once that the prevention breaks the epidemiologic chain of the Hansen’s disease. Descriptors: leprosy; health education; collective health; nursing.

RESUMO

Objetivo: identificar o conhecimento de escolares de ensino fundamental quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. Método: estudo exploratório-descritivo combinado, com o publico-alvo alunos do ensino fundamental das escolas do Município de Parnamirim/RN. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões fechadas sobre hanseníase, elaboradas com base no Caderno de Atenção Básica nº21, submetido a Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com número de protocolo 085/08. Resultados: verificamos pelo pré-teste que a Hanseníase ainda é pouco conhecida pelos escolares.  Entretanto, após ações de educação em saúde houve mudança significativa nos resultados, confirmando a eficácia das palestras sobre informações a cerca dessa enfermidade. Conclusão: dessa forma, constata-se a importância da enfermagem no desenvolvimento continuo de ações preventivas sobre essa doença, tendo os jovens como veículo disseminador de informações para a família e a comunidade em geral, contribuindo para erradicação dessa doença, haja vista que a prevenção quebra a cadeia epidemiológica da Hanseniase. Descritores: Hanseníase; enfermagem; saúde coletiva; educação em saúde.

RESUMEN

Objetivo: identificar los conocimientos de la escuela secundaria como clave para la prevención, diagnóstico y tratamiento de la lepra.  Método: exploratorio-descriptivo combinadas. Teniendo como objetivo los estudiantes de escuela primaria en el distrito de Passagem de Areia, Condado de Parnamirim/RN. El instrumento utilizado en la recolección de datos fue un cuestionario con preguntas cerradas  acerca de la Lepra, desarrollado en base al Cuaderno de Atención Primaria nº21, sometido al Comité de Etica de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte, con número de protocolo 085/08.  Resultados: verificado a través de la pre-prueba que la lepra es aún poco conocida por los estudiosos. Sin embargo, después de las acciones de educación para la salud fue un cambio significativo en los resultados, lo que confirma la eficacia de las conferencias sobre la información acerca de esta enfermedad. Conclusión: por lo tanto, no es la importancia de la enfermería en el desarrollo continuo de medidas preventivas sobre la enfermedad, con los jóvenes como para difundir información a la familia y la comunidad en general, ayudando a erradicar esta enfermedad, teniendo en cuenta que la prevención de caídas de la cadena epidemiológica de la lepra. Descriptores: lepra; enfermería; la salud de conferencias; educación para la salud.

Palavras-chave


Hanseníase; enfermagem; saúde coletiva; educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.1302-9310-2-LE.0505201111



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