Evaluation of the knowledge of nursing students about viral hepatitis

Viviane Câmara Maniero, Tania Goldbach, Ana Paula Costa Marques, Larissa dos Santos Pereira Cavaretto, Andreza Moreira Oliveira dos Santos, Livia Melo Villar

Resumo


ABSTRACT

Objective: to describe the knowledge of viral hepatitis among nursing students in two institutions located in two different geographical areas of Brazil. Method: a descriptive, exploratory and quantitative study where 180 students were selected from two nursing higher education institutions (102 in Rio de Janeiro, Southeast and 78 of Mato Grosso do Sul, Midwest), who answered a questionnaire composed of 37 questions about socio-demographic factors and level of knowledge about viral hepatitis after signing a consent form. For data evaluation, a score of knowledge about hepatitis was created based on participants' responses, where "low" (0-21 correct answers), "good" (22-28 correct answers) and "excellent" (29 - 37 correct answers). The variables: age, sex and place of residence were used to assess knowledge of hepatitis and sociodemographic characteristics. This study was approved by the Ethics Committee of the University of Rio Grande (RJ) (protocol number CAAE 0006.0.317.000-08). Results: the mean knowledge about viral hepatitis was 25.95 ± 4.79 showing a good knowledge about viral hepatitis in this population. However, some gaps were analyzed for transmission of viral hepatitis, etiology, and symptoms as well as significant differences in knowledge scores between students from different geographical areas. Conclusions: despite the good general knowledge on the subject, it is necessary to enhance awareness and training strategies on viral hepatitis among nursing students to increase knowledge on this topic. Descriptors: knowledge; hepatitis, viral, human; education; health personnel.

RESUMO

Objetivo: descrever o conhecimento sobre a hepatite viral entre estudantes de enfermagem de duas instituições localizadas em duas diferentes áreas geográficas do Brasil. Método: estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa onde foram selecionados 180 alunos de enfermagem de duas instituições de ensino superior (102 do Rio de Janeiro, região Sudeste e 78 do Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste), os quais responderam um questionário composto de 37 questões sobre fatores sócio-demográficos e nível de conhecimento sobre a hepatite viral após assinatura de termo de consentimento. Para avaliação dos dados, um escore de conhecimento sobre hepatites foi criado com base nas respostas dos participantes, onde: “baixo” (0–21 respostas corretas), “bom” (22–28 respostas corretas) e “excelente” (29–37 respostas corretas). As variáveis: idade, sexo e local de residência foram utilizadas para avaliar o conhecimento entre hepatites virais e características sócio demográficas. Este estudo foi aprovado pelo Comite de ética da Universidade do Grande Rio (RJ) (Número de protocolo CAAE 0006.0.317.000-08). Resultados: a média de conhecimento sobre hepatites virais foi de 25,95 ± 4,79 mostrando um bom conhecimento sobre a hepatite viral nessa população. Entretanto algumas lacunas foram observadas quanto à transmissão da hepatite viral, etiologia e sintomas, assim como diferenças significativas nos escores de conhecimento entre estudantes de diferentes áreas geográficas. Conclusão: apesar do bom conhecimento geral sobre o assunto, é necessário intensificar a conscientização e as estratégias de formação sobre a hepatite viral entre estudantes de enfermagem para melhorar o conhecimento sobre este tópico. Descritores: conhecimento; hepatite viral humana; educação; pessoal de saúde.

RESUMEN

Objetivo: describir el conocimiento sobre hepatitis virales entre los estudiantes de enfermería en dos instituciones ubicadas en dos áreas geográficas diferentes de Brasil. Método: un enfoque descriptivo, exploratorio cuantitativo donde 180 estudiantes fueron seleccionados a partir de dos instituciones de educación superior de enfermería (102 en Río de Janeiro, sudeste y 78 de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste), respondieron a un cuestionario compuesto de 37 preguntas sobre los factores sociodemográficos y nivel de conocimiento sobre hepatitis virales después de firmar un formulario de consentimiento. Para la evaluación de datos, una veintena de conocimiento sobre hepatitis fue creado en base a respuestas de los participantes, donde "bajo" (0-21 respuestas correctas), "bueno" (22-28 respuestas correctas) y "excelente" (29 - 37 respuestas correctas). Las variables: edad, sexo y lugar de residencia se utilizaron para evaluar el conocimiento de hepatitis y características sociodemográficas. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética de la Universidad de Río Grande (RJ) (número de protocolo CAAE 0006.0.317.000-08). Resultados: el conocimiento medio sobre hepatitis virales fue 25,95 ± 4,79 mostrando un buen conocimiento sobre hepatitis virales en esta población. Sin embargo, algunas diferencias fueron observadas acerca de la transmisión, la etiología y síntomas de las hepatitis virales, así como diferencias significativas en las puntuaciones de conocimientos entre estudiantes de diferentes áreas geográficas. Conclusiones: a pesar de los conocimientos generales sobre el tema, es necesario mejorar el conocimiento y las estrategias de capacitación sobre las hepatitis virales entre los estudiantes de enfermería para aumentar el conocimiento sobre este tema. Descriptores: conocimiento; hepatitis viral humana; educación; personal de salud.


Palavras-chave


conhecimento; hepatite viral humana; educação; pessoal de saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i4a7104p822-829-2012



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