Epidemiology: providing bases for the health promotion

Marcela Fernandes de Araújo Batista de Morais, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Romanniny Hévillyn Silva Costa, Thaise Soares Dantas de Araújo, Taiza Rôse de Oliveira Farias

Resumo


ABSTRACT

Objectives: to report the experience of students from the Nursing course of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) who developed the extension action “Epidemiology and Environmental Health in the context of the Unique Health System” and highlight the importance of university extension for the qualification of teaching. Method: this is an experience report in the field of Nursing teaching/learning process integrated to university extension. The pedagogical proposal was based on the capture of objective reality as the initial part of the process of local intervention and the collective confection of a proposal articulating health services, institutions, and community entities. Results: the conditions in the geographic area under study were analyzed; a bibliographic survey was carried out and the course material to be used in the educative activities was produced; and the teaching institutions were contacted in order to divulge the project among the schools representatives, who received official correspondences with regard to the project. Conclusions: the project execution allowed the students to develop their competences and abilities in the perspective of health promotion and actions driven to the health vigilance. Besides, university extension constitutes itself as an important tool to bring the students closer to the current social reality and its problematics. Descriptors: epidemiology; environmental health; health promotion.

RESUMO

Objetivos: relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que desenvolveram a ação de extensão “Epidemiologia e Saúde Ambiental no contexto do Sistema Único de Saúde” e destacar a importância da extensão universitária na qualificação do ensino. Método: trata-se de um relato de experiência na área do processo de ensino/aprendizagem em Enfermagem integrado à extensão universitária. A proposta pedagógica teve por base a captação da realidade objetiva como parte inicial do processo de intervenção local e a confecção coletiva de uma proposta articulada entre serviços de saúde, instituições e entidades na comunidade. Resultados: foram analisadas as condições da área geográfica a ser trabalhada; foi realizado levantamento bibliográfico e confeccionado o material didático para a realização das atividades educativas; e foram contatadas as instituições de ensino para a divulgação do projeto entre os representantes das escolas, os quais receberam ofícios referentes ao projeto. Conclusões: a execução do projeto proporcionou aos discentes o desenvolvimento de competências e habilidades na perspectiva da promoção à saúde e de ações voltadas para a vigilância à saúde. Além disso, a extensão universitária se constitui como importante ferramenta para aproximar os discentes à realidade social vigente e sua problemática. Descritores: epidemiologia; saúde ambiental; promoção da saúde.

RESUMEN

Objetivos: relatar la experiencia de discentes del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) que desarrollaron la acción de extensión “Epidemiología y Sanidad Ambiental en el contexto del Sistema Público de Sanidad” y destacar la importancia de la extensión universitaria en la cualificación de la enseñanza. Método: se trata de un relato de experiencia en el área del proceso de enseñanza/aprendizaje en Enfermería integrado a la extensión universitaria. La propuesta pedagógica tuvo como base la captación de la realidad objetiva como parte inicial del proceso de intervención local y la elaboración colectiva de una propuesta coordinada entre servicios de sanidad, instituciones y entidades de la comunidad. Resultados: se analizaron las condiciones del área geográfica objeto del trabajo; se realizó una investigación bibliográfica y confeccionó el material didáctico para la realización de las actividades educativas; y se entró en contacto con las instituciones de enseñanza para la divulgación del proyecto entre los representantes de las escuelas, los cuales recibieron circulares referentes al proyecto. Conclusiones: la ejecución del proyecto contribuyó en los discentes al desarrollo de competencias y habilidades bajo la perspectiva del fomento a la salud y de acciones dirigidas hacia la vigilancia de la salud. Además, la extensión universitaria se constituye como importante herramienta para acercar a los discentes a la realidad social vigente y su respectiva problemática. Descriptores: epidemiología; sanidad ambiental; fomento de la salud. 


Palavras-chave


epidemiologia; saúde ambiental; promoção da saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i4a7120p941-947-2012



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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

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