Social representation of nursing students about blind people

Suzana Santos da Costa, Inacia Sátiro Xavier de França, Alexsandro Silva Coura, Francisco Stélio de Sousa, Mellyna Delfino Ferreira, Bertha Cruz Enders

Resumo


ABSTRACT

Objetive: to understand the social representation of nursing baccalaureate students regarding blind people. Method: descriptive, qualitative study conducted in 2011. Among the 400 nursing students of the Paraiba State University, 102 were randomly selected. Eligible criteria were: be 18 years of age or older; have completed 50% of the course, minimum; have no deficiency; have experienced the curricular traineeships; and have signed written consent.  Data collection was conducted by a questionnaire that contained socio-demographic variables and questions for free evocation to the prompt term “blind people”. In response, the participant would evoke five words in decreasing order of importance. Data were processed with the EVOC software and the structural approach or the central nucleus was analyzed according to social representation theory. The study was approved by the Research Human Rights Committee of the Paraíba State University (CAAE no 0215.0.133.000-11). Results: of the 510 words evoked, 112 were different terms; the elicitation order mean was 3, maximum frequency was 28 and 7 minimum. The central nucleus was composed of the words accessibility, deficiency, difficulty, and limitation; and the peripheral nucleus of the words capacity, partner, comprehension, education, darkness, exclusion, strengths, independent, intelligent, perseverance, respect, socialization, solidarity, and solitude. Conclusion: the structural representation that students have about blind people is composed principally of negative elements that are associated with that held by society in general. Descriptors: nursing; visually impaired persons; students, nursing.

RESUMO

Objetivo: compreender as representações sociais dos alunos de graduação em Enfermagem sobre as pessoas cegas. Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado em 2011. Dentre os 400 estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, 102 foram selecionados aleatoriamente. Foram critérios de elegibilidade: ter 18 anos de idade ou mais, pelo menos 50% do curso concluído, não apresentar deficiências, ter participado de estágios curriculares e consentir em participar. Utilizou-se um formulário com variáveis sociodemográficas e um questionário de evocação livre com o termo indutor “Pessoas cegas”. Para este termo, cada participante evocou cinco palavras, em ordem decrescente de importância. Os dados foram processados no software EVOC e analisados à luz da teoria das Representações Sociais, segundo a abordagem estrutural ou teoria do núcleo central. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba (CAAE no0215.0.133.000-11). Resultados: ocorreram 510 evocações, contendo 112 palavras diferentes; A média das ordens de evocação foi igual a três, a frequência máxima 28, e a mínima sete. O núcleo central foi constituído por: acessibilidade, deficiência, dependência, dificuldade e limitação; e o núcleo periférico: capacidade, companheiro, compreensão, educação, escuridão, exclusão, fortes, independente, inteligentes, perseverança, respeito, socialização, solidariedade e solidão. Conclusão: a estrutura das representações dos estudantes acerca das pessoas cegas está composta, principalmente, por elementos negativos, estando associada à representação tida pela sociedade em geral. Descritores: enfermagem; pessoas com deficiência visual; estudantes de enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: comprender las representaciones sociales de los alumnos de pregrado en enfermería a cerca de las personas ciegas. Método: estudio descriptivo, cualitativo, llevado a cabo en 2011. Entre los 400 estudiantes de enfermería de la Universidad Estadual de Paraiba, 102 fueron escogidos de acuerdo com criterios: tener 18 años de edad o mayor, haber terminado pelo menos 50% del curso, no tener deficiencias, haber hecho etapas prácticas curriculares e consentir en participar. Los datos fueron obtenidos por medio de un cuestionario de las variables sociales y demográficas, y un cuestionario de evocación libre para la palabra guía “personas ciegas”. Para esta palabra, cada alumno evocaba cinco palabras en orden descendente de su importancia. La análisis se efectuó con el software EVOC y la teoría de Representaciones Sociales, en abordaje estructural o núcleos central. La Comisión de Ética de la Universidad Estadual de Paraiba aprobó el proyecto (CAAE no0215.0.133.000-11). Resultados: hubo 510 palabras evocadas, con 112 diferentes; la media de ordenes de evocación fue 3, la mayor frecuencia 28 y la mínima 7. El núcleo central fue compuesto por las palabras: accesibilidad, deficiencia, dependencia, dificultad y limitación; y el núcleo periférico: capacidad, compañero, comprensión, educación, oscuridad, exclusión, fuertes, independiente, inteligentes, perseverancia, respeto, socialización, solidaridad y soledad. Conclusión: la estructura de las representaciones de estudantes a cerca de las personas ciegas está compuesta, principalmente, por elementos negativos y está asociada a representación de la sociedad en general. Descriptores: enfermería; personas con daño visual; estudiantes de enfermería.


Palavras-chave


Enfermagem; Pessoas com Deficiência Visual; Estudantes de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i7a7209p1589-1598-2012

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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

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