The spiritual dimension of care in nursing practice: student’s opinion

Amanda Maritsa de Magalhães Oliveira, Maria Emília Limeira Lopes, Carla Braz Evangelista, Eloise Maria de Lima Gouveia, Solange Fátima Geraldo da Costa, Adriana Marques Pereira de Melo Alves

Resumo


ABSTRACT

Objective: to investigate the opinion of students about the spiritual dimension of care in nursing practice. Method: exploratory study, with qualitative approach, developed between students of the Nursing graduation of the Federal University of Paraíba. Were selected nine students, from the following criteria: be studying in the ninth semester of the course and accept to participate in the search. Data were collected through recorded interview, utilizing as instrument a script of subjective questions. Testimonies obtained were transcribed and analyzed by the technique of content analysis. The research was submitted to the Ethics Committee in Research of the Health Sciences Center, of the referred university, according do the protocol no. °053/11 e CAAE n°1106.0.000.462-11. Results: the interpretative analysis of the interviews allowed the construction of two categories: nursing student’s opinion about the spiritual dimension of care, in nursing practice; situations in which nursing students apply the knowledge about the care, in it is spiritual dimension; importance of knowledge about the spiritual dimension of care, in nursing practice. Conclusion: the spiritual dimension of care is comprehended by students as part integrant of nursing care, should be applied in all clinical situations; although, because it is rarely addressed during professional training, they feel some uncertainty in applying it. It is suggested that it give emphasis on this dimension of care during the graduation, so that they can have better information about her and can become better prepared professionals and humanized. Descriptors: spirituality; nursing care; students, nursing.

RESUMO

Objetivo: investigar a opinião de estudantes acerca da dimensão espiritual do cuidar na prática de enfermagem. Método: estudo exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido entre estudantes da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Foram selecionados nove estudantes, a partir dos seguintes critérios: estar cursando o nono período do curso e aceitar participar da pesquisa. Os dados foram coletados mediante entrevista gravada, utilizando-se como instrumento um roteiro de questões subjetivas. Os depoimentos obtidos foram transcritos e analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da referida Universidade, conforme o protocolo de n°053/11 e CAAE n°1106.0.000.462-11. Resultados: a análise interpretativa das entrevistas possibilitou a construção de três categorias: opinião de estudantes de enfermagem acerca da dimensão espiritual do cuidar, na prática de enfermagem; situações em que os estudantes de enfermagem aplicam o conhecimento acerca do cuidar, em sua dimensão espiritual; importância do conhecimento acerca da dimensão espiritual do cuidar, na prática de enfermagem. Conclusão: a dimensão espiritual do cuidar é compreendida pelos estudantes como parte integrante do cuidado em enfermagem, devendo ser aplicada em todas as situações clínicas; porém, por ser pouco abordada durante a formação profissional, eles sentem certa insegurança na aplicação dela. Sugere-se que se dê ênfase a esta dimensão do cuidar durante a graduação, para que tenham uma melhor informação a respeito dela e possam tornar-se profissionais mais bem preparados e humanizados. Descritores: espiritualidade; cuidados de enfermagem; estudantes de enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: investigar la opinión de los estudiantes sobre la dimensión espiritual del cuidar en la práctica de enfermería. Método: estudio exploratorio, con abordaje cualitativo desarrollado entre estudiantes de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal de Paraíba. Fueron seleccionados nueve estudiantes, a partir de los siguientes criterios: estar en el noveno periodo del curso y aceptar participar de la investigación. Los datos fueron colectados por medio de entrevista grabada, utilizándose como instrumento un guión de cuestiones subjetivas. Los testimonios obtenidos fueron transcritos y analizados mediante a la técnica de análisis de contenido. La investigación fue sometida al Comité de Etica en Investigación del Centro de Ciencias de la Salud, de la referida Universidad, de acuerdo con el protocolo n°053/11 e CAAE n°1106.0.000.462-11. Resultados: el análisis interpretativo de las entrevistas hizo posible la construcción de tres categorías: opinión de los estudiantes de enfermería sobre la dimensión espiritual del cuidar, en la práctica de enfermería; situaciones en la que los estudiantes aplican el conocimiento acerca del cuidar, en su dimensión espiritual; importancia del conocimiento acerca de la dimensión espiritual del cuidar, en la práctica de enfermería. Conclusión: la dimensión espiritual del cuidar es comprendida por los estudiantes como parte integradora del cuidado en enfermería, debiendo ser utilizada en todas las situaciones clínicas; pero poco abordada a lo largo de la formación profesional, ellos sienten cierta inseguridad en aplicarla. Se sugiere más énfasis a esta dimensión del cuidar durante la graduación, para que tengan mejor información sobre ella y puedan volverse profesionales más preparados y humanizados. Descriptores: espiritualidad; atención de enfermería; estudiantes de enfermería.


Palavras-chave


Espiritualidade; Cuidados de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i9a7306p2037-2044-2012

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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

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