Pedagogic trends in nursing professors’ and students’ perspective

Lorrainy Cruz Solano, Thiago Enggle de Araújo Alves, Patrícia Josefa Fernandes Beserra, Amélia Carolina Lopes Fernandes, Eumendes Fernandes Carlos, Soraya Maria de Medeiros

Resumo


Objetivo: analisar os desdobramentos das tendências pedagógicas praticadas na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró para a formação do enfermeiro. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tomando por base o discurso e a prática dos docentes e discentes através de entrevistas semi-estruturadas, onde fora empregado a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. As coletas ocorreram durante o mês de fevereiro de 2010, conforme aprovação do Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com o protocolo: 196/2009. Resultados: os discursos dos docentes evidenciaram preocupações com aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, como a flexibilidade do planejamento, estabelecimento e alcance de objetivos de aprendizagem, a dinamização do processo ensino-aprendizagem, variabilidade de técnicas avaliativas e o caráter processual da avaliação. Já no discurso dos discentes, percebe-se que os mesmos não visualizam o planejamento no trabalho de alguns professores. Eles vivenciam estratégias dinâmicas, apesar de em alguns momentos serem cansativos ou monótonos. É notável a satisfação com a variabilidade de atividades avaliativas. Conclusão: o aprofundamento da discussão sobre educação em enfermagem, de modo especial a formação do enfermeiro crítico-reflexivo a partir das tendências pedagógicas praticadas no cenário pesquisado confluíram para a percepção de paradigmas híbridos. É necessário que os educadores reavaliem os modelos educacionais e analisem as influências exercidas por eles na sua prática educativa.

Palavras-chave


educação em enfermagem; enfermagem; educação superior.

Texto completo:

PDF (English) PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7479p2396-2403-2012



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios