Speech evaluation about the nursing professor’s expressiveness

Cristiane da Conceição Romano, Liliana Amorim Alves, Renata Cristina da Penha Silveira, Fábio de Souza Terra, Maria Lúcia Do Carmo Cruz Robazzi, Luiz Almeida da Silva

Resumo


ABSTRACT

Objective: to identify the nursing professor’s expressiveness as verbal resources, nonverbal and vocal, according to the evaluation of expert audiologists. Method: a descriptive and quantitative study, conducted in a public university in São Paulo, in a nursing graduate course. The sample consisted of a teacher framed criteria: to belong to effective faculty of the institution, being in an academic activity, working for over a year in the local and consenting to participate in the study, and three experts in voice; more than two years of experience with a professional of voice; experience in expressiveness; member of the voice department of Brazilian Society of Speech and the doctor degree. In assessing the expressiveness of the teacher by experts, it was performed to shoot the professor teaching the students for two hours, in which we analyzed it using the Speech Assessment Protocol, containing verbal, vocal and non-verbal features. After the data it was compared by experts and presented in context. The research project was approved by the Research Ethics Committee of the Nursing School of Ribeirão Preto, University of São Paulo (no. 947/2008) and the participants signed an informed consent form. Results: Experts audiologists had few disagreements between them regarding the evaluation of the nursing professor’s expressiveness, which in general it proved to be significant, although they achieve prolonged pauses, repetitive movements, prevalence of elevated pitch and loudness and emphasis on the vicious and predictable word. Given the importance of the nursing profession, the expressiveness of the teacher should be effective to provide students with knowledge that will lead them to practice with skill and sensitivity. Conclusion: there were few disagreements, the evaluation of experts, the expressiveness of the nursing professor, but this proved to be expressive. However, it is necessary more studies to evaluate expressiveness of this professor. Descriptors: nonverbal communication; universities; nursing faculty; nursing; speech therapy.

RESUMO

Objetivo: identificar a expressividade do professor de enfermagem, conforme os recursos verbais, vocais e não verbais utilizados, segundo a avaliação de experts fonoaudiólogos. Método: estudo descritivo e quantitativo, realizado em uma universidade pública paulista, com curso superior de enfermagem. A amostra constituiu-se de um professor enquadrado nos critérios: pertencer ao corpo docente efetivo da instituição, estar em atividade acadêmica, trabalhar há mais de um ano no local e consentir participar da pesquisa; e três experts: especialistas em voz; mais de dois anos de atuação com voz profissional; experiência em expressividade; membro do departamento de voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e titulação de doutor. Na avaliação da expressividade do professor pelos experts, foi realizada a filmagem do docente ministrando uma aula de duas horas aos alunos, o qual foi analisado utilizando-se o Protocolo de Avaliação Fonoaudiológica, contendo os recursos verbais, vocais e não verbais. Após, os dados foram comparados pelos experts e apresentados em quadro. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (nº 947/2008) e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: os experts fonoaudiólogos apresentaram poucas discordâncias entre si em relação à avaliação da expressividade do professor de enfermagem, que no geral mostrou-se expressivo, apesar de realizar pausas prolongadas, gestos repetitivos, predomínio de elevação de pitch e loudness na palavra e ênfases viciosas e previsíveis. Diante da grande importância da profissão de enfermagem, a expressividade do professor deve ser eficaz para propiciar aos alunos conhecimentos que os levem a exercer a profissão com competência e sensibilidade. Conclusão: houve poucas discordâncias, pela avaliação dos experts, quanto a expressividade do professor de enfermagem, mas este mostrou-se expressivo. Porém, faz-se necessário mais estudos para a avaliação de expressividade deste professor. Descritores: comunicação não verbal; universidades; docentes de enfermagem; enfermagem; fonoaudiologia.

RESUMEN

Objetivo: identificar la expresividad del profesor de enfermería según los recursos verbales, vocales y no verbales empleados, siguiendo la evaluación de los expertos fonoaudiólogos. Método: estudio descriptivo y cuantitativo realizado en una universidad pública de São Paulo en la licenciatura en Enfermería. El muestreo se constituye de un profesor que reúne los criterios: pertenecer al cuerpo docente efectivo de la institución, estar en actividad académica, trabajar hace más de un año en el local y consentir participar de la investigación; y tres peritos especialistas en voz; más de dos años de actuación en voz profesional; experiencia en expresividad; miembro de departamento de voz de la Sociedad Brasileña de Fonoaudiología y titulación de doctorado. En la evaluación de la expresividad del profesor por los peritos, se filmó al docente impartiendo una clase de dos horas a los alumnos, filmación que fue analizada utilizando el Protocolo de Evaluación Fonoaudiológica, conteniendo los recursos verbales, vocales y no verbales. A continuación se compararon los datos por parte de los peritos y se presentaron en cuadro. El proyecto de investigación se aprobó por el Comité de Ética en Investigación de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto en la Universidad de São Paulo (nº 947/2008) y los participantes firmaron el Término de Consentimiento Libre y Esclarecido. Resultados: los expertos fonoaudiólogos presentaron pocas discordancias entre sí en relación a la evaluación de la expresividad del profesor de enfermería, que en general mostró ser expresivo, a pesar de realizar pausas prolongadas, gestos repetitivos, predominio de elevación de pitch y loudness en la palabra y énfasis viciosas y previsibles. Ante la gran importancia de la profesión de enfermería, la expresividad del profesor debe ser eficaz para propiciar a los alumnos conocimientos que los lleven a ejercer la profesión con competencia y sensibilidad. Conclusión: hubo pocas discordancias, por la evaluación de los expertos, respecto a la expresividad del profesor de enfermería, pero este se mostró expresivo. Sin embargo, se necesitan más estudios para evaluar la expresividad de este profesor. Descriptores: comunicación no verbal; universidades; docentes de enfermería; enfermería; fonoaudiología.


Palavras-chave


comunicação não verbal; universidades; docentes de enfermagem; enfermagem; fonoaudiologia

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7491p2484-2489-2012



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