Organization of learning environments of nursing care to people with cutaneous lesions

Roberta Kaliny de Souza Costa, Jéssica Kelly Ramos Cordeiro, Gilson de Vasconcelos Torres, Isabelle Campos de Azevedo, Bárbara Cristiane de Almeida e Silva

Abstract


ABSTRACT

Objective: to identify aspects related to the design of learning environments for teaching nursing care to people with cutaneous lesions. Method: descriptive research of quantitative approach and observational non-participant to be held in environments of teaching of Nursing Course from a public University of the State of Rio Grande do Norte/RN. During data collection, a script by structured observation will be used. The information obtained will be organized in spreadsheet, presented in tables and analyzed from the descriptive statistics, with subsidized discussion on the research theoretical referential. The research project has been approved by the Research Ethics Committee, CAAE n. 11090212.2.0000.5292. Expected results: to identify difficulties to be worked within the forming institution space and of health services, show the way for intervention of teachers/students and define fundamental suitability criteria for the improvement of teaching and nursing care to people with cutaneous lesions. Descriptors: Nursing Care; Wounds and Injuries; Education in Nursing.

RESUMO

Objetivo: identificar aspectos relacionados à estrutura dos ambientes de aprendizagem para o ensino do cuidado de enfermagem a pessoas com lesões cutâneas. Método: pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e observacional não participante a ser realizada nos ambientes de ensino do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do Estado do Rio Grande do Norte/RN. Durante coleta de dados será utilizado um roteiro de observação estruturado. As informações obtidas serão organizadas em planilha eletrônica, apresentadas em tabelas e analisadas a partir da estatística descritiva, com discussão subsidiada no referencial teórico da pesquisa. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE n. 11090212.2.0000.5292. Resultados esperados: identificar dificuldades a serem trabalhadas no espaço da instituição formadora e dos serviços de saúde, apontar caminhos para intervenção docente/discente e definir critérios de adequação fundamentais para a melhoria do ensino e da assistência de enfermagem a pessoas com lesões cutâneas. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Feridas e Ferimentos; Educação em Enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: identificar aspectos relacionados a la estructura de los ambientes de aprendizaje para la enseñanza del cuidado de enfermería a personas con lesiones cutáneas. Método: investigación descriptiva, de enfoque cuantitativo y observacional no participante a ser realizado en los ambientes de enseñanza del Curso de Enfermería de una universidad pública del Estado do Rio Grande do Norte/RN. Durante la recolección de datos será utilizada una guía de observación estructurada. Las informaciones obtenidas serán organizadas en planilla electrónica, presentadas en tablas y analizadas a partir de la estadística descriptiva, con discusión subsidiada en el referencial teórico de la investigación. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, CAAE n. 11090212.2.0000.5292. Resultados esperados: identificar dificultades a ser trabajadas en el espacio de la institución formadora y de los servicios de salud, apuntar caminos para intervención docente/discente y definir criterios de adecuación fundamentales para la mejora de la enseñanza y de la asistencia de enfermería a personas con lesiones cutáneas. Descriptores: Cuidados de Enfermería; Heridas y Herimientos; Educación en Enfermería.


Keywords


cuidados de enfermagem; feridas e ferimentos; educação em enfermagem



DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i1a9628p220-223-2014



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