Gestão do conhecimento: perspectiva dos enfermeiros em hospitais públicos

Sérgio Ribeiro dos Santos, Layza Souza Deininger, Ana Eloísa Cruz de Oliveira, Kerle Dayana Tavares de Lucena

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar o conhecimento e as habilidades necessárias aos enfermeiros para exercer suas funções. Método: estudo exploratório-descritivo, com 105 enfermeiros de dois hospitais públicos de João Pessoa/PB, Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados pela estatística descritiva. O projeto de pesquisa obteve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, CAEE nº 022/09. Resultados: os enfermeiros mostraram como conhecimentos mais importantes para o exercício de suas funções: humanização, administração e exame físico. As habilidades identificadas como mais importantes foram: tomada de decisão, lidar com pessoas e trabalho em equipe. Os principais déficits de conhecimentos identificados foram: administração de conflitos, auditoria em enfermagem, custos e produtividade. Conclusão: os enfermeiros demonstraram déficit de conhecimento nos temas que consideram mais importantes para a gestão e o conhecimento adquirido na academia foi considerado pouco importante para o desenvolvimento da prática profissional. Descritores: Decisão; Enfermagem; Gestão do Conhecimento.

ABSTRACT

Objective: to identify the necessary knowledge and skills for nurses to perform their functions. Method: descriptive, exploratory study, with 105 nurses of two public hospitals of João Pessoa/PB, Northeastern of Brazil. The data were collected through a questionnaire and analyzed by descriptive statistics. The research project obtained approval in the Research Ethics Committee, CAEE No. 022/09. Results: the nurses showed as most important knowledge for the exercise of their functions: humanization, administration and physical examination. The skills identified as most important were: decision-making, dealing with people and teamwork. The main knowledge deficits identified were: conflict management, nursing audit, costs and productivity. Conclusion: the nurses demonstrated knowledge deficit in themes they consider most important for the management and the knowledge acquired at the university and it was considered important for the development of professional practice. Descriptors: Decision; Nursing; Knowledge Management.

RESUMEN

Objetivo: identificar el conocimiento y las habilidades necesarios para los enfermeros para llevar a cabo sus funciones. Método: estudio exploratorio descriptivo, con 105 enfermeros de dos hospitales públicos de João Pessoa/PB, Nordeste de Brasil. Los datos fueron recogidos a través de un cuestionario y analizados mediante estadística descriptiva. El proyecto de investigación obtuvo la aprobación en el Comité de Ética en Investigación, CAEE Nº 022/09. Resultados: los enfermeros demostraron como los conocimientos más importantes para el ejercicio de sus funciones: humanización, la administración y el examen físico. Las habilidades identificadas como más importantes fueron: toma de decisiones, el trato con las personas y trabajo en equipo. Se identificaron como principales déficit de conocimientos: administración de conflictos, auditoría en enfermería, costos y productividad. Conclusión: los enfermeros demostraron déficit de conocimiento en los temas que consideran más importantes para la gestión y el conocimiento  adquirido en la universidad fue considerado poco importante para el desarrollo de la práctica profesional. Descriptores: Decisión; Enfermería; Gestión del Conocimiento.


Palavras-chave


conhecimento; enfermagem; gestão do conhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2014.9667



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