Motivações de estudantes para cursar enfermagem: entre a empatia e o mercado de trabalho

Alessandra Gurgel Câmara, Raimunda Medeiros Germano, Cecília Nogueira Valença, Fernanda Aparecida Soares Malveira, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto, Marcelly Santos Cossi

Resumo


RESUMO

Objetivos: identificar as motivações dos estudantes para cursar Enfermagem, bem como os fatores que influenciaram a escolha. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, com 11 estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. A produção de dados foi realizada com a Técnica do Grupo focal e, a partir da transcrição dos dados, realizou-se a análise pela Técnica de Análise de conteúdo. O projeto de pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 0037.0.051.000-10. Resultados: os estudantes relataram dificuldades na percepção do que é ser um enfermeiro, visto que a maioria escolheu a Enfermagem sem conhecimento prévio da profissão. Conclusão: o mercado de trabalho em expansão e a oportunidade de uma remuneração melhor são fatores que atraem o aluno para o Curso de Graduação em Enfermagem. Descritores: Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objectives: to identify the motivations of students to study Nursing, as well as the factors that influenced the choice. Method: descriptive and exploratory study with a qualitative approach, with 11 Nursing students of the Federal University of Rio Grande do Norte/UFRN. The production data was collected with the focal Group Technique, and from the transcription of the data was performed the analysis by the Analysis Technique of content. The research project had the approval of the Committee of Ethics in Research, CAAE 0037.0.051.000-10. Results: students have reported difficulties in the perception of what it means to be a nurse, since most chose Nursing without prior knowledge of the profession. Conclusion: the booming labour market and the opportunity of a better pay are factors that attract students to the Graduation Course in Nursing. Descriptors: Nursing; Nursing Students; Education in Nursing.

RESUMEN

Objetivos: identificar las motivaciones de los estudiantes para cursar Enfermería, así como los factores que influyeron en la elección. Método: estudio descriptivo y exploratorio con un enfoque cualitativo, con 11 estudiantes de Enfermería de la Universidad Federal de Rio Grande Norte/UFRN. La producción de los datos fue realizada con la Técnica de Grupo focal y, a partir de la transcripción de los datos, se realizó el análisis mediante la Técnica de Análisis de contenido. El proyecto de investigación tuvo la aprobación del Comité de Ética en Investigación, CAAE 0037.0.051.000-10. Resultados: los estudiantes reportaron dificultades en la percepción de lo que significa ser un enfermero, ya que la mayoría eligió Enfermería sin previo conocimiento de la profesión. Conclusión: el mercado laboral en auge y la oportunidad de un mejor sueldo son factores que atraen a los estudiantes para el Curso de Graduación en Enfermería. Palabras clave: Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


Graduação; motivações; escolha profissional

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i2a9680p346-350-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios