Cuidados de enfermagem à criança com doença crônica: relato de experiência

Eliane Cristina da Silva, Carla Lidiane Jácome de Lima, Janine Marques Batista, Kenya Lima Silva, Marta Miriam Lopes Costa

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre o processo ensino-aprendizagem no cuidado a uma criança hospitalizada acometida por uma doença crônica e a sua família. Método: estudo descritivo desenvolvido a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem durante as atividades assistenciais na disciplina de Atenção à saúde da criança e adolescente II. Estas foram realizadas em novembro de 2010 na clínica pediátrica de um hospital-escola da cidade de João Pessoa, Paraíba. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo 222/09. Resultados: após a descrição das vivências emergiram quatro momentos: aproximação do binômio para construção da história, o foco do cuidado de enfermagem ao binômio, avaliação da assistência, a sensação de missão cumprida. Conclusão: a assistência à criança com doença crônica colaborou com o processo de ensino-aprendizado do acadêmico, pois, exigiu o aprofundamento de habilidades técnico-cientificas e humanas para as ações de cuidado. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Criança Hospitalizada.

ABSTRACT

Objective: reporting the experience of nursing students about the teaching-learning process in caring for a hospitalized child affected by a chronic illness and its family. Method: A descriptive study developed from the experience of nursing students during activities of assistance in the discipline of health attention to children and adolescents II. These were held in November 2010 at the pediatric clinic of a teaching hospital in the city of João Pessoa, Paraíba. The research project was approved by the Research Ethics Committee, Protocol 222/09. Results: after describing the experiences four moments emerged: the approximation of the binomial to make the history, the focus of nursing care to the binomial, evaluation of care, the feeling of accomplishment. Conclusion: The care to children with chronic illnesses collaborated with the teaching-learning of the academic; therefore, required the deepening of scientific-technical and human skills to care actions. Descriptors: Nursing Care; Pediatric Nursing; Hospitalized Child.

RESUMEN

Objetivo: presentar la experiencia de los académicos de enfermería en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el cuidado de un niño hospitalizado afectado por una enfermedad crónica y su familia. Método: estudio descriptivo desarrollado a partir de la experiencia de los estudiantes de enfermería durante las actividades de ayuda a la disciplina de la atención a la salud de los niños y adolescentes II. Éstas se celebraron en noviembre de 2010 en la clínica pediátrica de un hospital universitario de la ciudad de João Pessoa, Paraíba. El proyecto de investigación fue aprobado por el Protocolo de Ética de la Investigación 222/09. Resultados: después de describir las experiencias surgieron cuatro momentos: la aproximación binomial para la construcción de la historia, el foco de la atención de enfermería al binomio, la evaluación de la atención, la sensación de logro. Conclusión: la atención de los niños con enfermedades crónicas colaboró ​​con el académico en el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo tanto requiere la profundización de conocimientos científico-técnicos y humanos para atender las acciones de atención. Descriptores: Cuidados de Enfermería; Enfermería Pediátrica; Niño Hospitalizado.


Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Criança Hospitalizada

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i2a9695p464-470-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios