Atuação do tutor no ensino superior a distância: revisão integrativa

Dorquelina Augusta Maia Rodrigues de Oliveira, Vangelina Lins Melo, Elizabeth dos Santos Almeida Duarte, Selma Petra Chaves Sá, Marilda Andrade, Ana Carla Dantas Cavalcanti

Resumo


  Objetivo: analisar a produção científica acerca da atuação do tutor no ensino superior a distância no Brasil. Método: revisão integrativa com vistas a responder a questão de pesquisa << Qual o conhecimento produzido sobre tutoria no ensino superior a distância no Brasil? >>. Os dados foram coletados em março de 2013 nas bases LILACS, MEDLINE, BDENF e biblioteca virtual SciELO, de publicações na íntegra nos últimos cinco anos, em Português, Inglês e Espanhol, e apresentados em tabelas. Resultados: oito publicações em português, categorizadas pelas linhas temáticas: Tecnologias de Informação e Comunicação como fatores influenciadores do processo ensino e aprendizagem e Atuação do tutor na modalidade de Educação a Distância propondo mudanças na formação de profissionais. As publicações caracterizaram a atuação do tutor. Conclusão: em decorrência do crescimento do ensino superior a distância no Brasil e a escassez de estudos realizados sobre o papel dos tutores, admite-se a necessidade de maiores investigações voltadas para essa categoria profissional. Descritores: Educação; Educação a Distância; Tutoria.  

Palavras-chave


educação; educação a distância; tutoria.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i4a9775p1029-1037-2014



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