Investigação sobre os saberes e a prática pedagógica do preceptor: um teste piloto

Letycia Sardinha Peixoto, Cláudia Mara de Melo Tavares, Paulo Pires de Queiroz

Resumo


RESUMO

Objetivo: verificar se as técnicas de investigação de uma dissertação de mestrado, sendo a observação participante e a entrevista semiestruturada, se adequarão a pesquisa proposta. Método: estudo qualitativo, utilizando a etnografia, com emprego da observação participante e a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi centrada na pesquisa etnográfica. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 09475612.3.0000.5243. Resultados: a partir da análise, o roteiro de observação foi mantido, a entrevista foi reduzida de 19 para 11 perguntas, e foi construído um Seminário Introdutório ao tema da pesquisa para aproximar os sujeitos aos objetivos do estudo. Conclusão: observou-se que as técnicas de coleta de dados escolhidas se adequavam a pesquisa original proposta, porém as adaptações foram necessárias para detalhar o estudo tendo em vista o objetivo de realizar uma pesquisa etnografia. Descritores: Tutoria; Pesquisa em Enfermagem; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: determining whether the investigative techniques of a master's thesis, with participant observation and semi-structured interviews, the research proposal will fit. Method: a qualitative study using ethnography, employing participant observation and semi-structured interview. The data analysis was focused on ethnographic research. The research project was approved by the Research Ethics Committee, CAAE 09475612.3.0000.5243. Results: from the analysis, the observation script was kept, the interview was reduced from 19 to 11 questions, and was built an Introductory Seminar to the subject of research to bring the subject to the study objectives. Conclusion: it was observed that the techniques of data collection were chosen suited the original research proposal, but the adjustments were necessary to detail the study in view of the purpose of conducting an ethnography survey. Descriptors: Tutoring; Nursing Research; Nursing Education.

RESUMEN

Objetivo: determinar si las técnicas de investigación de tesis de maestría, con la observación participante y entrevistas semi-estructuradas, caberán a la propuesta de investigación. Método: un estudio cualitativo mediante la etnografía, con empleo de la observación participante y la entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos se centró en la investigación etnográfica. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación, CAAE 09475612.3.0000.5243. Resultados: en el análisis, la guía de observación se mantuvo, la entrevista se redujo de 19 a 11 preguntas, y construyo se un Seminario de Introducción al tema de investigación para llevar el tema a los objetivos del estudio. Conclusión: se observó que las técnicas de recolección de datos elegidos se adecuaban a la propuesta de investigación original, pero los ajustes eran necesarios para el estudio de detalle en vista de los efectos de realizar una encuesta de la etnografía. Descriptores: Tutoría; Investigación en Enfermería; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


Preceptoria, Residência, Docência, Ensino, Saberes, teste piloto

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i7a9881p2038-2046-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios