ESPAÇOS PÚBLICOS E GEO-SIMBOLISMOS NA “CIDADE-ESTUÁRIO”: RIOS, PONTES E PAISAGENS DO RECIFE
Resumo
As imagens dos espaços públicos estão impregnadas dos valores e sentidos, muitas vezes conflitantes, que a sociedade lhes imputa, refletindo contradições e desacordos entre os diferentes atores que constroem e interpretam a cidade. Entretanto, há lugares e objetos que assumem um papel de síntese, gerando metonímias geográficas com grande poder de orientar as leituras e ações sobre o espaço urbano. Este artigo analisa como a retórica da paisagem opera na qualificação simbólica e material do centro do Recife, recorrendo a um imaginário geográfico longamente sedimentado, mas nem por isso estático, que inclui os seus rios, pontes e mangues.
Palavras-chave: Geografia da percepção, semiologia urbana, cidade do Recife.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.