INFLUÊNCIA DA CLIMATOLOGIA RÍTMICA SOBRE ÁREAS DE RISCO: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE PARA OS ANOS DE 2000 E 2001
Resumo
A introdução da análise climatologia rítmica acoplada aos estudos de geomorfologia dinâmica permite recuperar a escala e origem dos eventos meteorológicos envolvidos no desencadeamento dos processos de alta magnitude, capazes de interferir diretamente sobre a organização do espaço urbano. A escolha dos anos de 2000 e 2001, considerados respectivamente como úmido e seco em relação à climatologia histórica da Região Metropolitana do Recife permitiu esclarecer que não foi a participação percentual efetiva dos sistemas causadores de chuva que variou sobre a região mas sim a sua intensidade e distribuição. Além disso foi visto que sistemas tradicionalmente apontados como causadores de eventos chuvosos na área, como as frentes frias em estágio de dissipação, tiveram participação modesta na gênese dos eventos chuvosos de maior magnitude, sendo estes majoritariamente condicionados por sistemas de menor escala espacial como os vórtices ciclônicos, linhas de instabilidade de leste e até mesmo sistemas de brisas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.