PÓLO MÉDICO DO RECIFE E A GLOBALIZAÇÃO: A SINGULARIDADE DA LOCALIDADE E OS EFEITOS DA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o conceito de lugar muito utilizado na geografia humanista. Resgatando o que já foi utilizado em outros períodos para comparar e analisar o conceito de uma forma ampla e detalhada. Logo em seguida relacionar o conceito de lugar com o que alguns autores chamam de pós-modernidade no capitalismo globalizado, ou seja, como funciona o sistema (econômico, social, cultural e político) nessa fase do capitalismo articulado com a sociedade, que é quem prática todas as ações. Por fim, unido tanto ao conceito de lugar, quanto a essa fase pós-moderna, um estudo empírico feito a partir de uma base secundária na cidade do Recife em Pernambuco no setor de saúde. Assim, o estudo focou o Pólo Médico de Saúde do Recife, que é uma das referências do país onde se observam virtudes no seu comportamento funcional da cidade, porém é necessário destacar diversos defeitos gerados por conta desse comportamento funcional. Um dos principais é a disparidade entre as classes sociais, contudo essa dinâmica atinge a cidade e o seu entorno (Região Metropolitana do Recife) em um processo cada vez mais específico e contraditório.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.