ANÁLISE DA VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA DO RIO PARAÍBA USANDO IAC
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2007.228680Mots-clés :
Bacia hidrográfica do rio Paraíba, IAC, regionalização, variabilidade espaço-temporalRésumé
A bacia hidrográfica do rio Paraíba é de grande importância para o setor agrícola e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico local e regional O objetivo deste trabalho foi o de analisar como a variabilidade climática influencia a precipitação local e qual a variabilidade espaço-temporal das chuvas na região. A metodologia utilizada foi o Índice de Anomalia de Chuvas (IAC), desenvolvida por Rooy em 1965. Foram encontradas semelhanças entre os padrões de chuva das sub-bacias rio Taperoá e Altom Paraíba e das sub-bacias do Médio e Baixo Paraíba. Um “ponto de inflexão” na distribuição da precipitação foi encontrado nas sub-bacias do Taperoá e Alto Paraíba, nelas foram observados anos secos consecutivos até a década de 1960. Já nas sub-bacias do Médio e Baixo Paraíba foram verificadas semelhanças na alternância de anos secos e chuvosos ao longo da série de IAC
Références
ARAÚJO, L.E. 2006. Análise estatística de chuvas intensas na bacia hidrográfica do rio Paraíba. Dissertação de Mestrado.
ARAÚJO, L.E.; BECKER, C.T.; PONTES, A.L. 2003. Periodicidade da precipitação
pluviométrica no estado da Paraíba. XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia.
DA SILVA, D.F.; ARAÚJO, L.E.; KAYANO, M.T.; SOUSA, F.A.S 2007. Avaliação dos
impactos da variabilidade climática na distribuição pluviométrica da bacia do rio Mundaú através do IAC. II Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais e Tecnológicos. (no prelo).
ESPINOZA, E.S. 1996. Distúrbios nos ventos de leste no Atlântico tropical. Dissertação de Mestrado. São José dos Campos, INPE.
FREITAS, M.A.S. 2004. A Previsão de Secas e a Gestão Hidroenergética: O Caso da
Bacia do Rio Parnaíba no Nordeste do Brasil. In: Seminário Internacional sobre
Represas y Operación de Embalses. v. 1. p. 1-1.
FREITAS, M.A.S. 2005. Um Sistema de Suporte à Decisão para o Monitoramento de
Secas Meteorológicas em Regiões Semi-Áridas. Revista Tecnologia. v. Supl., p. 84-95.
GONÇALVES, W.A.; CORREIA, M.F.; ARAÚJO, L.E.; DA SILVA, D.F.; ARAÚJO,
H.A. 2006. Vulnerabilidade Climática do Nordeste Brasileiro: Uma análise de eventos
extremos na Zona Semi-árida da bacia hidrográfica do São Francisco. XIV Congresso
Brasileiro de Meteorologia.
KOUSKY, V.E. 1979. Frontal influences on northeast Brazil. Monthly Weather Review.
v. 107, n 9, p. 1140-1153.
KOUSKY, V.E.; GAN M.A. 1981. Upper tropospheric cyclones vórtices in the tropical
south atlantic. Tellus. v. 33, p. 538-551.
MAUGET, S.U.M. 1965. Índice Padronizado de Precipitação (SPI); C. Springer Science.
ROOY, M.P. Van. A Rainfall Anomaly Index Independent of Time and Space. Notes. v.
14, p. 43.
SPIEGEL, M.R. 1977. Estatística: resumo da teoria. Ed. McGraw, São Paulo.
UVO, C.R.B. 1989. A zona de convergência intertropical (ZCIT) e sua relação com a precipitação na região norte e nordeste brasileiro. Dissertação de Mestrado. INPE. São José dos Campos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Lincoln Eloi de Araújo, Djane Fonseca da Silva, João Miguel de Moraes Neto, Francisco de Assis Salviano de Sousa 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.