O IMPULSO À ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DO TRABALHO DE FRED SCHAEFER “EXCEPCIONALISMO EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO METODOLÓGICO” (1953): QUESTÕES CONTEXTUAIS E TEÓRICO METODOLÓGICAS
Resumo
O presente ensaio explora as principais concepções e aspectos metodológicos que nortearam o "movimento teórico em geografia", impulsionado pelo trabalho de Fred K. Schaefer na obra “Excepcionalismo em Geografia: um estudo metodológico”, cuja primeira edição foi publicada em 1953. Procura-se, na primeira parte, explicitar o contexto e lógica de uma importante caudal de renovação do pensamento geográfico, representada como afirma Barros (2003), pela emergência e propagação na Geografia das atitudes teóricas denominadas de lógico-positivistas. Na segunda parte, é apresentada uma breve sistematização de duas teorias bastante representativas desse movimento teórico, a Teoria das Localidades Centrais, de Walter Christaller, e a Teoria dos Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos, de Milton Santos. As duas perspectivas marcam uma preocupação com a construção de um modelo teórico explicativo da organização do espaço em dois momentos da história do pensamento geográfico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.