RELAÇÕES ENTRE GEOSSISTEMAS E USOS DA TERRA EM MICROBACIA HIDROGRÁFICA SEMI-ÁRIDA: O CASO DO RIACHO GRAVATÁ/PESQUEIRA PE
Resumo
As microbacias compreendem uma unidade da paisagem física extremamente favorável para a realização de uma análise sistêmica dos componentes que estruturam a superfície terrestre. Como parâmetro de análise funcional, a microbacia contém e redistribui os fluxos hídricos dentro de um recorte espacial fisicamente definido, e, portanto, permite a aferição de inputs e outputs energéticos, bem como a avaliação direta do grau de conectividade e sensitividade ambiental dos elementos que a estruturam. Para além das considerações de ordem geomorfológica processual, a micro-bacia do riacho Gravatá compreende dois geossistemas distintos, que apesar de delineados em sua materialidade pelos controles morfoestruturais e morfopedológicos, resultam em dois sub-espaços com dinâmicas de ocupação diversas, sendo um marcado pela fruticultura comercial e a policultura de subsistência sobre as áreas serranas de encostas (brejo), e outro associado à pecuária extensiva assentado sobre os pedimentos semi áridos. As trocas de energia, no entanto, são estabelecidas entre as duas unidades com base na disputa pela terra e água, que assume ao mesmo tempo um caráter de integração e ruptura entre ambos os geossistemas, ao longo do curso intermitente do riacho Gravatá.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.