PROBLEMÁTICA SÓCIO-AMBIENTAL DO LIXO E GESTÃO DA COLETA EM ÁREAS POBRES DO RECIFE-PE: UM DESAFIO TERRITORIAL
Resumo
O lixo produzido nas cidades tem se tornado um desafio constante. Hoje, o crescimento populacional em áreas urbanas, juntamente com o aumento da produção e do consumo, constituem fatores decisivos nesse processo, pois elevam a produção de lixo nas grandes metrópoles. Nesta perspectiva, a gestão dos resíduos sólidos, principalmente a coleta de lixo, tornou-se um desafio para a qualidade de vida das populações urbanas, rincipalmente em áreas pobres de cidades como Recife, onde as desigualdades sociais se fazem presentes no espaço urbano. Essas diferenciações no espaço são refletidas direta e diariamente nas dificuldades de realização da coleta de lixo, devendo assim a coleta ser pensada no âmbito metropolitano, compreendendo o território da cidade como território vivido pela população, não apenas como limite político-administrativo entre bairros, regiões e municípios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.