MICROALGAS E QUALIDADE DA ÁGUA DE MANANCIAL UTILIZADO PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO LOCALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DA CIDADE DO RECIFE, PE, BRASIL
Resumo
Este trabalho teve por objetivo estudar a composição e densidade do fitoplâncton e analisar a qualidade da água do reservatório de Duas Unas (8º05’31,5’’ S e 35º02’19,2’’). Realizaram se coletas mensais em duas estações (uma na zona litorânea e outra na zona pelágica) em duas profundidades, no período de março/2000 a fevereiro/2001. As variáveis abióticas (temperatura da água, turbidez, condutividade, salinidade, pH, oxigênio dissolvido, transparência da água) foram medidas em in situ com uma sonda modelo Horiba U – 10. Dados climatológicos foram obtidos na Secretaria de Recursos Hídricos de Recife/PE. Para a análise da composição fitoplanctônica foram feitos arrastos horizontais com rede de plâncton e para quantificação desta comunidade, as amostras foram coletadas com garrafa de Kemmerer e contadas segundo o método de Utermöhl. As espécies foram enquadradas em associações fitossociológicas propostas por Reynolds. Os fatores abióticos foram correlacionados com o fitoplâncton. O sistema apresentou geralmente águas levemente acidas, misturadas termicamente, bem oxigenadas e com baixa transparência. Foram identificadas 51 espécies distribuídas nas divisões Chlorophyta (26 spp.), Bacillariophyta (13 spp.), Cyanophyta (7 spp.), Euglenophyta (3 spp.) e Dinophyta e Cryptophyta (1 sp.). Sete táxons apresentaram dominância em pelo menos uma unidade amostral, com destaque para a associação P, representada por Melosira varians. Esta espécie é típica de ambientes eutróficos misturados, adequa-se às condições ambientais verificadas no reservatório de Duas Unas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.