MAPEAMENTO DO ALBEDO DE ÁREAS HETEROGÊNEAS DO ESTADO DO CEARÁ COM IMAGENS TM - LANDSAT 5
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo a obtenção do albedo da superfície mediante imagens espectrais do TM - Landsat 5 e alguns dados de estação meteorológica na área de estudo, localizada no estado do Ceará, envolvendo o município de Quixeré (5°04’27”S, 37°59’19”W), o Distrito Irrigado Jaguaribe/Apodi - DIJA, outras áreas irrigadas e vegetação nativa. Foram utilizadas seis imagens TM - Landsat 5 (dias 24 de outubro de 2005, 28 de janeiro, 23 de julho, 8 e 24 de agosto do ano de 2006 e 28 de setembro de 2007) e empregados procedimentos do Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e Mapping Evapotranspiration with Internalized Calibration (METRIC) na obtenção do albedo superficial. Dados de um experimento de campo, conduzido no período de agosto de 2005 a setembro de 2006 em pomar de bananeiras, foram utilizados para validação do albedo obtido com o SEBAL/METRIC. Avaliou-se o impacto da correção atmosférica no albedo da área de estudo, com base no teste de Student. O albedo calculado pelo METRIC apresentou grande concordância com as medições de superfície, com erro padrão da estimativa igual a 0,01. Foi constatado haver diferença significativa entre o albedo quando efetivada a correção atmosférica banda a banda, com o método que considera a correção em todo o domínio da radiação solar, em seis diferentes alvos da área estudada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.