DIVERSIDADE DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: LEVANTAMENTO EM HERBÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2009.228782Resumo
As macrófitas aquáticas apresentam grande importância ecológica, principalmente por serem os principais produtores primários de matéria orgânica, fator de extrema importância para a manutenção das diversas formas de vida. Porém, apesar de sua importância estar bem enfatizada na literatura brasileira, país onde existem os maiores ecossistemas aquáticos continentais, as pesquisas sobre essas comunidades ainda são escassas. Assim, esse estudo objetiva realizar o levantamento das macrófitas aquáticas registradas no Herbário Professor Vasconcelos Sobrinho – UFRPE - visando identificar as espécies estabelecidas no interior ou nas margens de lagos, rios, riachos, várzeas e açudes. Foi listado um total de 31 famílias, 88 gêneros e 119 espécies; a família Cyperaceae apresentou maior número de gêneros e espécies. O gênero Eleocharis foi o mais abundante. Foi observado que 44,29% das espécies foram coletadas no Litoral, 14,76% na Zona da Mata, 8,05 % no Sertão e 4,69 % no Agreste. O número mais elevado de coletas na região litorânea pode estar relacionado ao fato da maior facilidade de acesso aos locais de coleta e ao interesse dos pesquisadores em áreas de reservatórios existentes nessas regiões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.