O CLIMA INTRA-URBANO DE IPORÁ-GO: UM ESTUDO EM EPISÓDIOS

Elis Dener Lima Alves

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar o comportamento da temperatura e da umidade, afim de se identificar possíveis anomalias termohigrométricas no espaço intra-urbano do município de Iporá. A metodologia para a coleta de dados consistiu inicialmente na escolha de 4 pontos de coleta, onde se buscou escolher pontos que se diferenciavam no uso e ocupação do solo, nestes pontos foram realizadas coletas de dados no período de 28/04 a 03/05 de 2008, às 9h00min, 13h00min e 22h30min. Foram utilizadas as imagens do satélite GOES para verificar os sistemas atmosféricos regionais atuantes nos dias de observação-mensuração. Os dados foram transformados em gráficos através do programa Excel®.  Utilizou-se também do programa Surfer® 8.0 para a confecção dos mapas de isotermas e isoígras. Os resultados mostraram que existe uma espacialização da temperatura e da umidade, e que essa acompanha os tipos de uso e ocupação do solo. Verificou-se também a presença de ilhas de calor na magnitude de 2,8°C de intensidade e ilhas secas na magnitude de 8%.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.