GÊNESE E ASPECTOS LITOESTRATIGRÁFICOS DO SALTINHO SANTO ANTÔNIO/INDIANÓPOLIS-MG: REFLETINDO SOBRE SEU POTENCIAL GEOTURÍSTICO
Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar o Saltinho Santo Antônio situado no município de Indianópolis-MG quanto a sua gênese e aspectos litoestratigráficos, bem como analisar o seu potencial geoturístico. Foi desenvolvido através de fundamentação teórica pertinente ao tema, de trabalhos de campo na área de estudo e trabalhos de gabinete. Este estudo surgiu da premente necessidade de realizar pesquisas que busquem inventariar, divulgar e conservar aspectos da geodiversidade, sendo o geoturismo um dos meios utilizados para se atingir tal finalidade. Indianópolis está localizado no Triângulo Mineiro, apresentando uma quantidade expressiva de quedas d’água que podem, se bem planejadas, ser exploradas pelo geoturismo, como é o caso do Saltinho Santo Antônio. Esta queda d’água, através das suas diferentes litoestratigrafias, permite uma volta ao passado, conhecendo eras e ambientes distintos, uma vez que as rochas são testemunhas da história da evolução do planeta Terra que precisa ser divulgada e conservada para as gerações atuais e futuras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.