REFLEXÕES SOBRE PAISAGEM E TERRITÓRIO NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO CERRADO PIAUIENSE

Autores

  • Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Anézia Maria Fonseca Barbosa NPGEO-UFS ( Doutoranda)

Resumo

A grande influência das aspirações capitalistas no incremento da atividade agrícola no país norteou profundas transformações de ordem social, econômica, cultural, territorial, paisagística e ambiental. Nesta perspectiva, diversas áreas do território brasileiro tornaram-se consideravelmente atraentes, como é o caso das regiões que compreendem o bioma Cerrado, que segundo Alves (2005) por apresentarem condições naturais, propícias fizeram deste bioma uma das paisagens mais transformadas nos últimos anos do século XX. Desta forma, o desempenho crescente do setor agrícola, embasado na produção de grãos, voltados ao mercado externo, serviram para determinar a nova lógica de organização dos territórios rurais no Brasil, dentre eles aqueles localizados no cerrado nordestino, e em especial no Estado do Piauí. Neste sentido, este artigo irá analisar a relação entre o conceito de território e paisagem como condição fundamental para se compreender a organização do espaço agrícola existente no cerrado piauiense.

Biografia do Autor

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Associada do Departamento de Geografia da UFS. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com estágio de doutoramento em Geografia Física e Ordenamento Territorial na Universidde de Lisboa, Portugal. Atualmente  realiza pós-doutorado em Geografia Física na Universidade de Queensland, Austrália. É  Membro da ASCI, Pesquisadora FAPITEC(SE) e Membro do Conselho Editorial da Editora da UFS (EDUFS/SE) e Editora Horizonte (SP). Orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado, como membro permanente, nos Programas de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS, do qual foi coordenadora (2005-2008). Lidera o Grupo de Pesquisas em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq). Atua em Geografia Física/Biogeografia, nos temas: Fitoindicação, Paisagem e Dinâmica Ambiental e Planejamento Territorial.

Anézia Maria Fonseca Barbosa, NPGEO-UFS ( Doutoranda)

Geografa e professora da rede estadual no Maranhão e da rede privada de ensino superior em Teresina, PI. mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

25.07.2011

Como Citar

Souza, R. M. e, & Barbosa, A. M. F. (2011). REFLEXÕES SOBRE PAISAGEM E TERRITÓRIO NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO CERRADO PIAUIENSE. Revista De Geografia, 28(2), 6–17. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228808

Edição

Seção

Geografia Humana