EROSÃO HÍDRICA EM ESTRADAS FLORESTAIS: CAUSAS E CONTROLE

Anna Hoffmann Oliveira, Marx Leandro Naves Silva, Junior Cesar Avanzi, Mayesse Aparecida da Silva, Nilton Curi

Resumo


Em florestas plantadas, a rede viária é a principal responsável pelas perdas de solo e assoreamento dos cursos d'água causados pela erosão hídrica, e desta forma, está diretamente relacionada ao uso sustentável do solo tanto quanto o manejo adotado. Este estudo tem por objetivo abordar as causas da erosão em estradas florestais, bem como formas de monitoramento e de controle que se mostram eficazes e evidentemente necessárias para um desenvolvimento florestal estratégico e sustentável. O monitoramento das perdas de solo por erosão hídrica é imprescindível ao manejo adequado das atividades agrícolas, pois direcionam a escolha e adoção de práticas que visem minimizar a degradação do solo. De forma geral, são obtidos resultados ambientalmente satisfatórios quando há: uma seleção cuidadosa dos caminhos, evitando movimentação desnecessária de solo; a construção de um sistema de drenagem eficiente; a revegetação dos taludes e a manutenção regular das estradas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.